10 etapas fundamentais para ter um cabelo bonito e saudável sempre

10 etapas fundamentais para ter um cabelo bonito e saudável sempre
10 etapas fundamentais para ter um cabelo bonito e saudável sempre

10 etapas fundamentais para ter um cabelo bonito e saudável sempre

Para ter um cabelo saudável não significa que você tenha que gastar muito dinheiro ou tempo. Basta incluir alguns rituais essenciais no seu dia a dia e, aos poucos, você vai notar a diferença nas mechas.

Se você é daquelas que adora exibir um cabelo bem cuidado, sedoso, hidratado e brilhante certamente vai gostar das dicas que trazemos neste artigo. Confira e coloque em pratica e seu cabelo vai ficar sempre lindo.

Cabelo saudável em 10 etapas fundamentais

A rotina do secador, a tinta, a poluição e a exposição ao sol danificam as madeixas e alteram a beleza dos cabelos. Mas com alguns “segredinhos” você pode hidratá-los e dar-lhes uma nova vida! Aprenda a manter seu cabelo bonito e hidratado o ano todo.

>>Máscara de efeito lifting para dizer adeus a flacidez no rosto

1. Use uma boa escova para pentear o cabelo diariamente

Além de remover os nós dos fios, esse ato é um estímulo maravilhoso para ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Também distribui a oleosidade natural dos cabelos de maneira mais uniforme. Este ritual também melhora o crescimento.

>>Descubra como saber se a maquiagem é segura para usar

2. Use o shampoo certo

Não compre shampoo de nenhuma marca sem olhar os componentes dele. Dessa forma, fique atento à fórmula e evite agentes químicos que danificam os cabelos. Seu dermatologista pode indicar uma composição ou marcas de produtos específicos e naturais para isso.

3. Lave o cabelo com água fria

Lavar com água fria e, no máximo 3 vezes por semana, ajuda a manter a cutícula do cabelo fechada, preservando os nutrientes. Isso também evita a formação de frizz.

>>Conheça as melhores máscaras e truques caseiros para combater olheiras

4. Hidrate

Você sabia que o ideal é usar uma máscara que hidrate as mechas antes de lavar os cabelos? Isso evita que o cabelo seja danificado (por água quente e produtos químicos de shampoo). Repita esse processo a cada 8 a 15 dias.

5. Use óleos essenciais

Sim! Você pode usar óleos essenciais para o cabelo. São ótimos para reter a hidratação e alisar os cabelos. Portanto, escolha o que preferir e aplique antes de dormir, sempre do comprimento às pontas, evitando as raízes. No entanto, não exagere na quantidade. Do contrário, em vez de ter cabelos saudáveis, você terá cabelos oleosos!

>>Confira esta dica preciosa de remédio caseiro para combater rugas

6. Corte o cabelo na lua cheia

De acordo com a sabedoria popular, cortar o cabelo (pontas partidas ou queimadas) nesse período ajuda a estimular o crescimento do cabelo. Dessa forma, se você também quer cabelos fortes e brilhantes, opte por este período.

7. Cortar pontas duplas

Falando em pontas duplas, removê-las é outra dica para manter o cabelo saudável. Isso porque, ter esse tipo de cabelo deixa seu cabelo desidratado e bagunçado. Aparar as pontas evita que o cabelo se descole, enfraqueça e se rache (queda de cabelo).

>>Receita saudável de panquecas crocantes de maçã e aveia

8. Escolha os produtos certos

Na hora de escolher os produtos a serem aplicados nos cabelos, lembre-se de verificar se são os adequados. Isso no sentido de que existem xampus, condicionadores, óleos e muito mais que são: para cabelos lisos, ondulados, cacheados, químicos e danificados.

9. Faça máscaras de hidratação caseiras

Procure receitas caseiras para hidratar os cabelos. Existem várias opções seguras, naturais e fáceis de preparar e usar. Alguns dos favoritos para manter seu cabelo saudável são:

  • Óleo de coco
  • Abacate
  • Babosa
  • Azeite de oliva
  • Amido de milho

>>Receita fácil de brownie de limão com poucos ingredientes

10. Evite altas temperaturas no cabelo

O secador de cabelo, a chapinha e muitos outros acessórios para deixar seu cabelo estilizado e bonito podem danificá-lo. Por conta disso, tente evitar o uso desses dispositivos, tanto quanto possível, para manter seu cabelo saudável. Contudo, quando o usar, lembre-se de usar protetores térmicos.

>>Como preparar um delicioso copo de creme de frutas: 3 cores, 3 sabores

Veja mais