12 dicas para aumentar os pontos do seu CPF

12 dicas para aumentar os pontos do seu CPF

12 dicas para aumentar os pontos do seu CPF.

A cada ano que se inicia, você pode incluir a pontuação de crédito nas suas promessas de Ano Novo. Confira 12 dicas para aumentar o Serasa Score (pontos do CPF) ao longo do ano.

1. Planejamento que te ajuda

Em janeiro todo mundo faz as listas de promessas, desde perder peso até juntar dinheiro e fazer um curso. Se uma das suas promessas envolve um financiamento ou empréstimo, por exemplo, você pode começar olhando o seu Serasa Score. A empresa que vai te emprestar dinheiro pode consultar a sua pontuação para decidir se libera ou não o dinheiro. Faça o planejamento para aumentar o seu Score e ter mais chances de ser aprovado.

Estou com problemas com meu CPF. Como devo regularizar?

2. Folia da consulta grátis

Fevereiro é sinônimo de Carnaval, festa, folia e diversão. Não quebre o clima se endividando. Aproveite que a consulta ao seu Serasa Score é grátis e fique de olho na sua pontuação de crédito.

Claro que você não vai deixar de curtir o trio, o bloquinho ou a escola de samba. Afinal de contas, você não é ruim da cabeça nem doente do pé. Mas também não se esqueça das contas e de consultar o seu Score.

3. Ano novo Nome limpo

Se você também acredita que o ano só começa depois do Carnaval, então em março é a hora de colocar tudo em ordem. A primeira medida para aumentar o seu Serasa Score é limpar o nome e se manter assim.

4. Ovo de chocolate que cabe no bolso

Na Páscoa, ninguém quer uma cesta de dívidas, não é verdade? Então, nada de estourar o orçamento sem pensar no amanhã. Faça muita pesquisa para garantir que o preço do ovo de chocolate vai caber no seu bolso. Manter as contas em dia é ponto positivo para quem quer aumentar o Serasa Score.

Nova Carteira de Identidade Digital (DNI) será documento único

5. Dica das mães

O mais importante é manter os bons hábitos como consumidor.

  • Pague as contas sempre em dia.
  • Mantenha seu nome limpo.
  • Atualize seus dados cadastrais na Serasa.
  • Abra o Cadastro Positivo.

6. Tentações juninas

Cuidado para não se queimar no mercado. Quando for curtir as festas juninas, não se esqueça de pagar as contas. As empresas podem usar o Serasa Score para decidir se concedem crédito para os consumidores. Caso você queira realizar um sonho que precisa de empréstimo, veja antes como está a sua pontuação de crédito.

7. Meio caminho andado

Quem quer aumentar o Serasa Score precisa se lembrar de que a pontuação é dinâmica. Ou seja, pode mudar mesmo de um dia para o outro. Essas variações dependem de como você se comporta em relação ao mercado.

Um bom caminho é colocar as contas no débito automático. Assim, você não corre o risco de esquecer. Só precisa ficar atento para ter dinheiro na conta e não cair no cheque especial.

8. Cadastro Positivo

Funciona como um currículo financeiro:

  • Contas pagas (água, gás, luz, telefone fixo).
  • Compras com cartão.
  • Empréstimos, financiamentos e crediários.

O mercado analisa a sua pontualidade no pagamento dessas contas. Um bom pagador é avaliado de forma individual e mais completa. Com isso, a análise será menos burocrática e as condições de crédito se tornam mais justas.

9. Independência das dívidas

Caso você tenha se endividado (ninguém está livre disso, não é verdade), tente quitar a dívida o mais rápido possível. Ter uma pendência em aberto não ajuda quem quer aumentar o Serasa Score. Procure a empresa e negocie.

10. Foco, força e fé

Cuide para que você não comprometa mais do que 20% do que você ganha com o pagamento de dívidas. Por exemplo, se você recebe R$ 1.000 por mês, as prestações não devem ser maiores do que R$ 200. Isso é importante para você não acabar se endividando com outras contas.

11. Dê fim aos maus hábitos

  • Tente reduzir gastos desnecessários;
  • Tenha sempre uma poupança reservada para as emergências;
  • Faça sempre um orçamento e a lista das suas dívidas;
  • Na hora de pedir crédito, seja claro e sincero ao fornecer suas informações;
  • Tente sempre pagar o valor total das faturas do cartão de crédito;

12. Linha de chegada

Não tem milagre de Natal para aumentar o seu Serasa Score. É preciso se dedicar e ser um bom menino o ano todo. As regras são simples: nome limpo, contas em dia, dados atualizados e Cadastro Positivo. Se você colocar tudo isso em prática, vai conseguir aumentar a sua pontuação.

Fonte: Serasa