Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

12 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego durante a crise

12 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego durante a crise
12 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego durante a crise

12 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego durante a crise.

Para ir bem na entrevista de emprego nessa crise você precisa pensar no que vai dizer, como vai se apresentar, o que vai vestir, como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas. Além de respirar fundo, é claro. Confira as 12 dicas abaixo para mostrar todo o seu potencial nessa hora.

1. Pontualidade: Compareça ao local da entrevista com um mínimo de 15 minutos de antecedência, assim você poderá se ambientar e relaxar a tensão, além de demonstrar sua responsabilidade perante seus compromissos e o seu interesse pela vaga. Se ocorrer algum imprevisto que impossibilite ou atrase sua ida até o local marcado, ligue informando a razão.

>SESI oferece 2.000 vagas para cursos gratuitos a distância (EaD)

2. Pesquise sobre a empresa: Antes de ir para uma entrevista, é conveniente fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa, seus valores, em quais segmentos do mercado atua. Assim, o entrevistador terá excelente impressão ao perceber seu interesse pela empresa contratante.

3. Apresentação: Seja discreto e adequado na forma de se vestir. Cuidar da higiene pessoal (banho, unhas e cabelos) é fundamental. Evite óculos escuros, boné, bermuda, mini-saia, roupas justas e decotadas, e muitos acessórios. A maquiagem deve ser a mais discreta possível e não exagere no uso das cores e do perfume.

4. Postura: Ao cumprimentar não segure a mão da pessoa por muito tempo (familiaridade) e procure não tomar a iniciativa, porém corresponda com rapidez, aperte a mão com firmeza e durante pouco tempo. Mantenha a postura ao sentar-se, não recostando-se na cadeira com demasiada descontração e procure não se remexer excessivamente. Não coloque objetos pessoais sobre a mesa do entrevistador, como por exemplo: (bolsas, malas, mochilas, óculos, carteiras, chaves e capacetes).

>11 cursos online gratuitos para você se capacitar sem sair de casa!

5. Iniciativa: Não sente antes de ser convidado, se o convite demorar pergunte se pode sentar para mostrar iniciativa. Procure ser voluntário nas entrevistas em grupo ou quando for solicitado algum auxílio ou idéia.

6. Comunicação: A entrevista é um diálogo. Tão importante quanto expor suas qualidades é saber o que o entrevistador tem a dizer. Fale com clareza, evite responder somente com sim e não e procure não falar demasiadamente. Chame sempre o entrevistador pelo nome, isso causará uma boa impressão e não use gírias. Não invente respostas quando não sabe o que dizer, seja sincero.

7. Calma: Procure manter a calma, pois o nervosismo aliado à ansiedade de estar concorrendo a uma vaga confunde os pensamentos e torna o raciocínio tortuoso, refletindo em gestos exagerados e falas sem sentido. Esteja preparado para todo o tipo de situação e de perguntas, procurando sempre ser discreto.

>Firjan Senai oferece cursos gratuitos para todo o país

8. Autoconfiança: Acredite na sua capacidade. Fale principalmente sobre o que você pode fazer pela empresa e menos sobre o que a empresa pode lhe proporcionar. Contudo, evite excessos, pois poderá passar uma imagem de arrogância. Cuide com a falta de autoconfiança e também com a impetuosidade super confiante.

9. Celular desligado: Procure desligar o celular, mas se esquecer e tocar durante a entrevista desligue imediatamente e peça desculpas.

10. Ser original: Não queira ser na entrevista o que você não é de fato, seja autêntico e deixe claro como é seu modo de ser, suas crenças e idéias, não se deixando levar por outros candidatos ou pela opinião do entrevistador. Seja você mesmo.

>O que fazer em casa: diversos cursos online gratuitos

11. Ser educado e simpático: Sorria constantemente e tenha atitudes cordiais. Não esqueça que você pode estar sendo avaliado desde o momento em que pisa na empresa, portanto procure tratar bem todas as pessoas. Lembre-se que a sua imagem é o mais importante!

12. Ética: Nunca fale mal do seu ex-chefe ou empresa em que trabalhou. Mantenha sua ética, reservando-se ao fato de ter decidido deixar seu antigo emprego por outros motivos.

Comentários estão fechados.