20 alimentos que deixam os cabelos, a pele e unhas mais bonitos

20 alimentos que deixam os cabelos, a pele e unhas mais bonitos.
20 alimentos que deixam os cabelos, a pele e unhas mais bonitos. Foto: © iStock

20 alimentos que deixam os cabelos, a pele e unhas mais bonitos.

Você é o que você come. A famosa afirmação também vale quando o assunto é beleza. Manter a pele hidratada e sem acne, as unhas fortes e os cabelos sedosos e brilhantes tem relação direta com o que comemos todos os dias.

Não precisa só comer

Os alimentos têm inúmeros benefícios quando ingeridos, mas não é só isso. Eles também podem ajudar a hidratar a pele e o cabelo, por exemplo, se passados diretamente neles – principalmente com algumas misturinhas. A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira e a farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar Marcela Buchaim separaram algumas receitas caseiras que são fáceis de fazer em casa. Confira:

ALGUMAS RECEITAS PARA A PELE

  • Hidratante de Beterraba

No liquidificador, bata a beterraba com um pouco de água e coe. O caroteno, presente na beterraba, tem nutrientes importantes para a pele. Esquente a quantidade de uma xícara de café de água e dilua uma folha de gelatina. Misture com a beterraba e passe no rosto. Deixe por 15 minutos e lave. Funciona como hidratante porque forma uma película e retém água na pele.

  • Hidratante de abacate

Misture uma colher de sopa de abacate com uma colher rasa de mel e acrescente um pouquinho de água. Apesar da água não se misturar com o óleo, vai deixar mais leve. Umedeça as mãos no preparado e massageie o rosto, mesmo com a pele oleosa. Faça uma boa massagem. Pode colocar papel filme por cinco minutos, retirá-lo e ficar por mais cinco minutos. Lave o rosto com sabonete, no caso de pele oleosa, ou pode fazer uma máscara de fubá (uma colher de sopa de fubá com uma colher de chá de hortelã), para tirar a oleosidade da pele.

  • Clareador com salsinha

Misture uma xícara de café de chá verde, que é antioxidante, com açúcar mascavo e massageie o rosto. Você pode adicionar salsinha bem picada para ajudar a clareá-lo. Deixe por 15 minutos e lave.

  • Máscara clareadora com iogurte natural

Para renovar as células e clarear a pele invista nessa máscara facial: misture uma colher de sopa de açúcar mascavo com uma colher de sopa de iogurte natural. Aplique no rosto e deixe agir por 10 minutos. Enxágue.

  • Hidratante de abóbora

Indicada principalmente para as regiões mais afetadas pelo ressecamento, como cotovelos e joelhos e na suavização de rugas

Cozinhe uma xícara de abóbora até atingir o ponto “molinha” e amasse com um garfo. Passe no liquidificador para ter uma consistência de creme. Reserve em um pote e coloque uma colher (sobremesa) de óleo de gergelim, ótimo no processo de desintoxicação da pele. Misture tudo.

Depois disso, é só espalhar pelo corpo (pode aplicar no rosto também). Para potencializar o efeito nas regiões dos cotovelos, joelhos e até pescoço, que apresenta maior flacidez, embrulhe papel filme para fazer uma oclusão, aguardar 15 minutos. Se a pele do rosto for seca, pode usar o papel filme na testa, em que há maior concentração de produtos químicos (por conta de tintura, xampu etc) e isso ajudará a suavizar as rugas.

Vale destacar que a abóbora é rica em caroteno, ideal para a defesa da pele no combate à poluição, irradiação. Também fortalece a melanina da pele e faz com que tenha um tom bem mais bonito.

ALGUMAS RECEITAS PARA O CABELO

  • Souflê para estimular crescimento e combater queda

Para a receita você vai precisar de brócolis, cenoura, sementes de girassol e vinagre de maçã. Esses ativos aumentam a irrigação do couro cabeludo, trazendo os nutrientes para que eles possam crescer mais rápido e como são ricos em biotina, vitamina do Complexo B, são certeiros para tratar queda.

Primeiro bata o brócolis al dente, a cenoura e as sementes de girassol sem casca no liquidificador. Adicione um copinho de iogurte natural e bata novamente. Ficará com uma consistência de creme concentrado. Coloque cinco gotas de vinagre de maçã, misture e aplique no couro cabeludo. Aguarde 20 minutos e lave.

  • Máscara para reparar os fios

Pegue uma máscara hidratante e coloque algumas gotas de óleos naturais vegetais, como o girassol ou óleo de coco, e deixe um pouco mais ácida colocando gotinhas de vinagre de maçã. Aplique nos fios, deixe 20 minutos e enxague. Isso vai reparar os lipídios, componente responsável pela emoliência da cutícula dos fios.

  • Contra dermatite seborreica

Use um pouco de vinagre de maçã, água e extrato de camomila e aplique na região onde mais tem o problema. Aguarde meia hora e lave o cabelo.

  • Máscara para hidratar os fios

Use uma mistura de óleos. Misture óleo de coco (tamanho de uma noz) com óleo de semente de uva ou óleo de abacate (uma colher de chá) e aplique no cabelo antes da lavagem. Deixe por 15 minutos e lave.

Confira 20 alimentos que deixam a pele, cabelos e unhas mais bonitos

Mamão: rico em vitamina A, é importante para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa e aveludada, além de ter também efeito anti-acne.

Manga: docinha e deliciosa, ainda tem efeito anti-acne.

Cenoura: além de todos os benefícios da vitamina A, ainda é famosa por prolongar o bronzeado.

Peito de peru: por ter queratina, ajuda no fortalecimento e no brilho da pele e dos cabelos.

Queijo: também é rico em queratina, bom para os cabelos e unhas.

Laranja, limão e cítricos: conhecidas fontes de vitamina C, ajudam a retardar o processo de envelhecimento, pois agem contra os radicais livres.

Nozes: a vitamina E, presente em sementes oleaginosas como essa, é responsável por auxiliar a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele.

Feijão: rico em zinco, tem relação com a manutenção da pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno.

Lentilha: também é rica em zinco e excelente para a saúde e beleza da pele.

Castanha-do-pará: é o selênio, presente nela, e a sua função antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Rúcula: as fibras dos vegetais folhosos ajudam de maneira mais indireta, mas bem importante: são essenciais para o bom funcionamento intestinal.

Alface: assim como a rúcula, ajuda no bom funcionamento do intestino, o que faz com que os nutrientes de todos os alimentos sejam melhor absorvidos pelo corpo.

Azeite: também com função antioxidante, diminui o ressecamento da pele e ajuda na cicatrização e na redução de inflamações como cravos e espinhas.

Água: todo o mundo sabe que se manter hidratada é fundamental para ter uma pele com aparência saudável, por isso, abuse dos copos de água ao longo do dia.

Peixes: geralmente são ricos em ômega 3 e 6, o que favorece a pele a ter menos oleosidade e, consequentemente, seja livre de acne.

Morango: as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e vitaminas C e E. Por isso combatem radicais livres e previnem o surgimento de rugas.

Soja: a isoflavona, presente no alimento, tem papel importante na reposição hormonal e ajuda a dar mais firmeza à pele. Além disso, por conter proteína, fortalece o cabelo.

Chocolate amargo: rico em polifenois, ajuda a pele por ser antioxidante. É um bom alimento antienvelhecimento, mas as especialistas avisam: nada de comer a barra inteira.

Folhas verdes escuras: Folhas verdes escuras, como o espinafre, são ricas em ferro vegetal, importante para nutrição e oxigenação do bulbo capilar.

Couve: A couve é outra folha verde escura que ajuda a deixar os cabelos bonitos.

ALERTA

Apesar de haver diversos alimentos bons para a pele, cabelos e unhas, a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira faz um importante alerta: jamais use frutas em receitas caseiras sem a indicação de um profissional. “Algumas contêm muita acidez. Por exemplo, o leite de mamão corrói a pele e se fizer uma máscara com ele pode ficar com cicatrizes. Já o limão também mancha e dá eritemas (lesão dermatológica).”