4 dicas essenciais para manter a beleza dos cabelos em casa

4 dicas essenciais para manter a beleza dos cabelos em casa
4 dicas essenciais para manter a beleza dos cabelos em casa

4 dicas essenciais para manter a beleza dos cabelos em casa.

A pandemia de coronavírus fez com que diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença Covid-19 no Brasil fossem tomadas, e uma delas é a reclusão social, ou a quarentena. Nesse momento, atividades e dicas de beleza são fundamentais para manter o cuidado diário e aliviar tensões, transformando-se em um ritual terapêutico de relaxamento.

Para te ajudar a cuidar dos cabelos durante esse período de quarentena, o especialista em cabelos, Cristiano Maciel, listou quatro dicas fáceis de fazer e com resultados excelentes para o tratamento caseiro.

Veja mais: Cabelo e pele: 15 segredos de beleza que toda mulher deve saber antes de fazer 30 anos

1. Lavagem dos cabelos

É recomendado não lavar os cabelos com muita frequência, afinal a oleosidade natural dos fios é muito importante para a saúde dos cabelos. Intercale a rotina de lavagem entre um dia sim e outro não.

É essencial que durante o banho todos os produtos aplicados, sendo shampoo e condicionador, sejam removidos com o enxágue.

Veja também: Aprenda a usar o sumo da batata para fazer o cabelo crescer rápido

2. Água morna e fria são as melhores amigas

Sempre que possível, tente evitar banhos quentes. A alta temperatura da água pode causar danos tanto na pele quanto nos cabelos, ressacando os fios e estimulando a oleosidade excessiva do couro cabeludo. “Sempre enxague o cabelo com água morna ou fria. A temperatura mais baixa é responsável por fechar as cutículas dos fios, trazendo brilho e maciez ao cabelo”, explica o expert.

Viu essa? Como fazer cauterização capilar para o cabelo ficar macio e com aparência liso

3. Hidratação é a peça chave

O ressecamento dos fios pode gerar cabelos quebradiços, opacos, sem vida e pontas duplas. A falta de cuidados com os fios deixa a cutícula que protege a fibra capilar fragilizada, danificando sua estrutura e facilitando a perda de água e nutrientes. Para evitar e tratar o ressecamento, a dica é usar e abusar das máscaras de hidratação capilar. “O ideal é aplicar uma vez por semana, ou mais vezes dependendo do seu cabelo e nível de necessidade”, afirma Cristiano.

Olhe mais: 3 receitas caseiras infalíveis para deixar os cabelos bonitos durante a quarentena

4. Nutrição das mechas

Todos os tipos de cabelo precisam da nutrição, o que difere um tipo de outro é a frequência e o modo de aplicação. O ideal é que este procedimento seja realizado uma vez por semana ou de acordo com a necessidade dos fios. As máscaras de tratamento são as mais conhecidas para a nutrição dos fios, mas o que poucos sabem é que a umectação também é uma boa pedida. “A umectação utiliza óleos vegetais, como o de coco, por exemplo, diretamente nos fios para a nutrição e reposição de hidratação”, conta o expert. É um tratamento utilizado, principalmente, para cabelos mais ressecados, como os cacheados e crespos, e também por quem não tem muito tempo, já que pode ser realizado à noite.

Fica a dica: a nutrição não anula a hidratação e a reconstrução. Esses tratamentos têm objetivos diferentes, mas podem ser unidos em um cronograma capilar para melhorar ainda mais a saúde dos fios.

Viu essa? Três chás potentes que combatem a celulite de forma saudável

Veja mais