5 sementes com benefícios nutricionais que você deve incluir em sua dieta

5 sementes com benefícios nutricionais que você deve incluir em sua dieta
5 sementes com benefícios nutricionais que você deve incluir em sua dieta. Foto: Pexels

5 sementes com benefícios nutricionais que você deve incluir em sua dieta

Não as julgue apenas pelo tamanho, as sementes são realmente mais poderosas do que você imagina e podem fazer muito pela sua saúde. Esses pequenos alimentos são ideais para uma dieta balanceada e fornecem ao seu corpo tudo de que você precisa para uma vida plena.

Cálcio, gorduras ômega 3 saudáveis, vitaminas, proteínas, fibras, magnésio, ferro ou ácido fólico; são algumas de suas propriedades nutricionais que ajudam a neutralizar doenças desnecessárias, até mesmo cuidar de doenças. E embora já existam há bastante tempo, nos últimos anos tiveram um boom que nos permitiu conhecer uma grande variedade deles.

>>Dicas para manter sua marmita aquecida até a hora do almoço

A seguir, compartilhamos as melhores sementes que você pode desfrutar e todos os benefícios que elas vão te dar se você constantemente lhes conceder um espaço no seu cardápio.

5 sementes para cuidar da sua saúde

Girassol

Talvez seja um dos mais populares e isso se deve ao seu alto teor de fitoesteróis, ácidos graxos mono e poli-insaturados que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom no sangue. Ao mesmo tempo, são uma importante fonte de magnésio, que ajuda a manter a resistência dos ossos e músculos, a garantir o bom funcionamento do sistema nervoso e até a prevenir a depressão.

>>Prepare uma saborosa quiche de vegetais e queijo com esta receita

Como se tudo isso não bastasse, também contém um coquetel de nutrientes entre os quais se destacam o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio, além de sua riqueza em ácido fólico.

Sésamo

As sementes de gergelim são uma boa fonte de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e outros compostos vegetais benéficos. Por exemplo, seu conteúdo em vitaminas B e E auxilia no funcionamento do sistema nervoso central. Além disso, comer regularmente porções substanciais dessas sementes pode fornecer boas doses de cálcio, ferro e magnésio.

>>5 smoothies com aveia que irão ajudá-lo a perder peso de uma forma saudável

Chia

Este alimento à base de plantas tem sido associado a um risco reduzido de muitas condições adversas de saúde, incluindo obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral. Somado a isso, ele demonstrou manter uma tez saudável, mais energia e um peso geral mais baixo.

Este último atributo se deve ao fato de conter quase 5 gramas de fibras e altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e ácido alfa-linoléico podem ser úteis para emagrecer. Daí a popularidade que, especificamente a chia, vem adquirindo entre quem gosta de exibir um físico mais saudável e estilizado.

>>Nem tudo é exercício! 5 alimentos que ajudam a crescer os glúteos

Quinoa

Há apenas oito anos, a Organização das Nações Unidas celebrou o “Ano Internacional da Quinoa” em reconhecimento à gentileza dessa semente para a população mundial. Muito do seu reconhecimento se deve ao fato de que existem muitas formas de prepará-lo, mas também ao seu alto teor de proteínas e vitaminas.

Graças a elas, essas sementes são reconhecidas por melhorar a musculação e prevenir manchas como celulite, pele seca e estrias.

>>Brigadeiro tradicional: a sobremesa brasileira mais fácil de preparar

Abóbora

As sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 e possuem um grande número de vitaminas e minerais, incluindo magnésio, selênio, potássio, fósforo, vitamina A e E. Como o resto das sementes que mencionamos, elas são muito ricos em fibras, ajudam também a reduzir o colesterol no sangue e a prevenir o mau funcionamento intestinal.

Veja mais