6 alimentos que irão ajudá-lo a limpar o intestino e desintoxicar

6 alimentos que irão ajudá-lo a limpar o intestino e desintoxicar
6 alimentos que irão ajudá-lo a limpar o intestino e desintoxicar. Foto: Gastrolab

6 alimentos que irão ajudá-lo a limpar o intestino e desintoxicar

Devido à quarentena que existe em função da COVID-19 , as pessoas têm precisado ficar mais tempo em casa, o que, somado ao grande número de tarefas que desempenham, comem mal e danificam um dos órgãos mais importantes do corpo: o cólon (parte do intestino). Para neutralizar isso, queremos compartilhar uma lista de alimentos que o ajudarão a desintoxicá-lo.

É sabido que a alimentação está diretamente relacionada à saúde digestiva e intestinal e esta com o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenção de doenças e peso corporal. Para manter tudo isso em ótimo estado, os nutricionistas recomendam desintoxicar o cólon periodicamente da forma mais natural possível, ou seja, por meio dos alimentos que comemos.

>>Economizar tempo! 6 dicas para cozinhar de modo mais rápido e fácil

Não se esqueça que o cólon é a parte mais longa do intestino grosso, por isso é um órgão fundamental para extrair água, nutrientes e eletrólitos de alimentos parcialmente digeridos no estômago. Ao mesmo tempo, também é responsável pelo descarte dos resíduos que compacta nesse processo.

6 Alimentos para limpar o cólon e desintoxicar:

Ao consumir com frequência qualquer um dos ingredientes que encontrará nesta lista, estará não só a ajudar a fortalecer a sua saúde, mas também a eliminar tudo o que o corpo não necessita, melhorar a absorção de nutrientes, melhorar o desempenho físico e mental, e até combate o mau hálito.

>>Torrada francesa no café da manhã, uma receita fácil e deliciosa

1. Vegetais de folhas verdes

 Além de baixa caloria, essa grande variedade de alimentos fornece vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras; ¡Propriedades que os tornam excelentes para ajudar a desintoxicar o corpo. O melhor é que você não precisa apenas comê-los em saladas, pois também existem receitas de smoothies, sopas e sucos com esses vegetais.

2. Cereais ricos em fibras

Arroz, aveia, cevada e quinoa são apenas alguns dos exemplos que o ajudarão a obter sua RDA de fibra, que é de 25-35 gramas. Essa quantidade vai causar evacuações regulares e, com ela, a limpeza periódica desse órgão.

>>6 alimentos que você pode comer quando está com pouca energia

3. Probióticos

Em várias ocasiões falamos sobre como esses ingredientes são capazes de manter o equilíbrio da flora intestinal, ajudando a promover bactérias boas do intestino que eliminam o que nosso corpo não precisa. Experimente alguns deles, como iogurte, pepino e kefir.

4. Feijão e lentilhas

Feijões e lentilhas são muito ricos em fibras, amidos e antioxidantes, tornando-os um alimento perfeito para a limpeza do cólon. 

>>Pratos saudáveis: aprenda a fazer um saboroso arroz integral com legumes

5. Alimentos ricos em cálcio e vitamina D

Coma peixes e crustáceos gordurosos, laticínios, cogumelos, ervilhas, fígado e ovos; Ele pode fazer mais pela saúde do seu cólon do que você pensa. Na verdade, algumas pesquisas sugeriram que os nutrientes desses alimentos são úteis na prevenção do câncer de cólon porque limitam a atividade de certos produtos químicos e substâncias que causam bloqueios.

Veja mais