6 sinais de que você pode estar entrando em depressão

6 sinais de que você pode estar entrando em depressão
6 sinais de que você pode estar entrando em depressão

6 sinais de que você pode estar entrando em depressão

Hoje em dia, todo mundo ouve falar da depressão, a doença do século, uma das doenças mais devastadoras do mundo. Mas poucas pessoas sabem identificar quando essa doença realmente existe ou se o que sentem é uma tristeza persistente.

Fica ainda mais complicado quando uma pessoa que está bem tenta ajudar uma pessoa que pensa que está entrando em depressão, mas não tem certeza se é assim porque não sente o que a pessoa está sentindo.

Portanto, para ajudá-lo a dar o primeiro passo para identificar a depressão e, em seguida, procurar ajuda profissional e iniciar um tratamento eficaz, observe os sinais de que você pode estar entrando em depressão. Isso também se aplica a alguém com quem você mora todos os dias.

>>Como fazer seus próprios lenços umedecidos em casa

1. Inatividade e isolamento

O corpo e a mente de uma pessoa com depressão estão constantemente cansados ​​e indispostos. Motivação desaparece, mesmo para atividades que antes eram agradáveis. Há períodos em que tudo se torna banal e o sentido das coisas se perde. A pessoa, então, prefere se isolar e permanecer inativa, como se desligada do mundo.

2. Tristeza contínua

Algumas situações difíceis de lidar podem criar um sentimento de tristeza que parece nunca ir embora. Problemas financeiros, doenças, luto, abuso de drogas e até mesmo o uso de certos medicamentos podem causar essa tristeza contínua. Mas, na ausência de situações como essas, uma tristeza inexplicável constante pode ser um sinal de depressão.

3. Alterações ou mudanças no sono e apetite

Para mais ou menos: insônia ou sono excessivo; falta de apetite ou vontade de comer o tempo todo. Ambos são desequilíbrios característicos de diferentes condições de saúde e um deles pode ser a depressão. Lembre-se que apenas um psicólogo ou psiquiatra pode fazer o diagnóstico, mas é um ponto a se refletir se você tem esses sintomas e não entende o porquê.

>>Renove o seu rosto com este creme caseiro fácil de fazer

4. Dores por todo o corpo

Além do estresse e da ansiedade, muitas doenças causam dores em todo o corpo. Mas a depressão também os gera, e essas dores se manifestam na forma de tensão muscular, cãibras, sensação de pressão no peito e dores de cabeça, por exemplo, sem motivo aparente.

5. Falta de concentração e capacidade de tomar decisões

Assim como uma pessoa com depressão se sente inativa, sente que não consegue mais se concentrar em nada, não se interessa por nada e não se sente capaz de tomar decisões, pois é como se tudo tivesse perdido o sentido e sua existência se tornasse um grande vazio. problema.

6. Perda de auto-estima e sentimento de culpa

Ao mesmo tempo que a pessoa vê o que está acontecendo com ela, ela não consegue entender o motivo e passa a se culpar, sente um peso, perde a vontade de cuidar de si mesma, pois não vê mais razão para fazê-lo .

>>Boca seca: veja como cuidar de dois lábios neste inverno

Procure ajuda profissional

A depressão pode acontecer a qualquer pessoa, mesmo a alguém que parece ter uma vida perfeita. Às vezes é desencadeada por uma série de eventos desmotivadores e estressantes, mas outras vezes é causada por um fator genético que a pessoa não consegue prevenir porque nem sabe que existe.

Portanto, após fazer essa autoanálise dos sinais de depressão, é muito importante procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, pois a depressão é uma doença real que altera a estrutura do cérebro e necessita de tratamento imediato.

Veja mais