7 razões pelas quais devemos consumir frutas e vegetais todos os dias

7 razões pelas quais devemos consumir frutas e vegetais todos os dias
7 razões pelas quais devemos consumir frutas e vegetais todos os dias

7 razões pelas quais devemos consumir frutas e vegetais todos os dias

Desde crianças, nossos pais insistem que terminemos um prato cheio frutas e vegetais e, quando crescemos, os vemos presentes em quase todos os lugares. No entanto, apesar de sua popularidade, muitas pessoas ainda desconhecem os grandes benefícios que podem trazer para a saúde; Por esta razão, aqui estão 7 razões fundamentais para não se esquecer de incluí-las no seu menu.

7 razões para comer frutas e vegetais todos os dias

Obtenção de micronutrientes

Em primeiro lugar, é fundamental uma alimentação equilibrada, pois embora várias vitaminas e minerais estejam presentes nas carnes e nos produtos de origem animal, muitos deles também são obtidos a partir de frutas e vegetais.

Segundo a Organização Internacional de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas, os micronutrientes são divididos em dois: vitaminas e minerais, que, ao contrário dos macronutrientes, são necessários em menor quantidade e, embora não sejam necessários para realizar as atividades normais do corpo, facilitam muitos produtos químicos reações e sem eles, muitos dos macronutrientes não seriam usados ​​pelo corpo.

>>Veja como fazer um hidratante caseiro para pele extra seca

Previna a hipertensão

No Brasil, uma das doenças que mais afligem seus habitantes é a hipertensão, que aumenta a pressão com que o coração bombeia o sangue às artérias para que circule por todo o corpo. O sobrepeso e a obesidade são fatores que aumentam essa pressão e elevam os níveis de glicose no sangue, enquanto o colesterol, os triglicerídeos e o ácido úrico dificultam o fluxo sanguíneo. As dietas rias em frutas e verduras e pobres em sódio, gorduras saturadas e carboidratos ajudam a diminuir a combater essas doenças.

Fortalecer o sistema imunológico

Pode parecer óbvio, fornecer ao corpo os nutrientes de que precisamos, uma dieta rica e variada em frutas e vegetais, ajudará a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças sazonais e até mesmo combatê-las. Vale lembrar que atualmente vivemos um período de calor e chuvas constantes, portanto ter esse benefício é fundamental.

Melhorar a digestão

Ambos os alimentos têm alto teor de fibras, por isso, devido ao seu nível de antioxidantes e prebióticos, ajudam a regular o intestino e a reduzir, em caso de inflamação, de forma notória. Com eles você pode esquecer os famosos problemas de gastrite e colite. Eles também ajudam a prevenir o câncer de esôfago, boca e cólon.

>>Covid-19: Os principais sintomas mudaram, fique atento a alguns sinais

Contra diabetes

O diabetes tipo 2 é gerado por vários fatores, como um estilo de vida feito de baixa atividade física e dieta pobre. Diante disso, dois estudos publicados recentemente pela Universidade de Cambridge indicam que uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos inteiros pode reduzir o risco de desenvolver essa condição.

Proteção contra doenças cardíacas

Comer uma dieta balanceada, especialmente rica em frutas e vegetais, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 30%. Somado a isso, podemos também integrar outros típicos da dieta mediterrânea, como carnes brancas, nozes e arroz; mas o que é definitivamente recomendado é a ingestão de 5 porções desses alimentos.

>>Receita rápida e saborosa de caldo de aipim com calabresa e bacon

Aliado contra Covid-19

Uma dieta correta poderia nos ajudar, não só a prevenir esta doença, mas também a nos recuperar dela, mesmo em estado grave. Por um lado, as autoridades de saúde já mencionaram que as vitaminas encontradas nesses alimentos como C e A são fundamentais para a prevenção.

Porém, de acordo com nutricionistas, uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir as chances de um quadro grave da doença, conseguir uma recuperação rápida e diminuir o risco de desnutrição. Além disso, juntamente com o tratamento médico e farmacológico, a nutrição é fundamental para enfrentar esta nova condição.

Veja mais