7 usos diferentes da farinha de milho: da limpeza à beleza

7 usos diferentes do amido de milho: da limpeza à beleza
7 usos diferentes do amido de milho: da limpeza à beleza/ Foto: Unamed

7 usos diferentes do amido de milho: da limpeza à beleza

A farinha de milho, também chamada de amido de milho, está na sua cozinha para muito mais do que apenas preparar receitas. Este ingrediente é tão versátil quanto vinagre e bicarbonato de sódio . Se você tem amido em casa, saiba quantas maneiras existem de usá-lo, desde limpar a casa até cuidar da sua beleza.

Para começar, veja quantos usos o amido de milho tem para ajudar a cuidar de seu cabelo e pele.

1- Máscara facial e capilar

Hidratar os cabelos toda semana é um hábito a adotar e deixar as mechas mais sedosas e brilhantes. A farinha de milho contribui proporcionando mais movimento, leveza, maciez e reduzindo o frizz. No rosto, também é importante usar produtos que deixem a pele mais lisa e sedosa, e o amido pode fazer parte de suas receitas sem medo de agredir a pele.

>>Unhas amareladas: veja porque isso acontece e aprenda um remédio caseiro

2- Shampoo seco

Essa dica é sem misturar. Quando não tiver tempo de lavar os cabelos e quiser tirar um pouco da aparência oleosa da raiz, polvilhe um pouco de amido e deixe absorver a oleosidade. Em seguida, use o secador para dissipar o amido. Lembre-se que o cabelo realmente precisa ser lavado o mais rápido possível, pois o resíduo fino de fubá ficará no couro cabeludo, obstruindo os poros.

3- Evite erupções cutâneas

Uma das dicas para evitar irritações na pele ou para aliviar a sensação de queimação das erupções já formadas é polvilhar um pouco de fubá. Este produto ajudará a prevenir o atrito entre a pele e a roupa, reduzindo o desconforto.

4- Pó de talco para pés

Você ficou sem pólvora em casa? Polvilhe um pouco de amido nos seus sapatos e pés para ficar mais confortável, evite suor e chulé.

Dicas com amido de milho para limpeza

As dicas amiláceas para limpar a casa e os objetos são ainda mais variadas. Experimente todos eles para ver se você consegue encontrar o parceiro perfeito quando se trata de fazer limpezas específicas.

>>Máscara caseira de Hibisco para uma pele lisa e hidratada

5- Limpeza de prata

As peças de prata tendem a perder o brilho com o tempo. Entre as diferentes dicas para renovar o brilho da prata, a do amido é a ideal. Faça uma pasta com farinha de milho fina e água, aplique sobre as peças de prata e espere secar. Em seguida, faça um belo polimento com a flanela.

6- Elimine o cheiro de mofo

Em livros, gavetas e armários, o cheiro de mofo é bastante comum quando não há circulação de ar e quando há umidade no ambiente. O amido de milho é útil para eliminar odores porque absorve a umidade e também parte do mofo. Basta salpicar fubá puro e esperar que seja absorvido. Finalmente, remova com um aspirador de pó.

7- Remover manchas

Da mesma forma que o amido de milho funciona absorvendo umidade e mofo, ele pode fazer isso absorvendo certos tipos de detritos que mancham os tecidos. Sobre uma mancha recente e ainda úmida, este produto absorve o excesso com papel-toalha. Então, polvilhe o amido na mancha para que absorva um pouco mais. Se a mancha estiver seca, faça uma pasta de amido com água, aplique na mancha e em seguida, deixe secar antes de lavar normalmente.

>>Máscara caseira para suavizar e rejuvenescer a pele

Veja mais