Atualmente, o conceito de iluminação pública, que está vinculado a serviço e segurança nas cidades, foi ampliado para abranger o embelezamento e a valorização dos aspectos urbanos. Mas em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem acontecido exatamente o contrário. A população simõesfilhense continua sofrendo com o descaso no setor.
Mesmo a Prefeitura divulgando que nos últimos meses tem intensificado as ações de manutenção na iluminação pública em diversos locais do município, moradores de diversas comunidades denunciam que suas ruas ainda não receberam os reparos e estão com muitas lâmpadas queimadas. A falta de iluminação pública eficiente é um problema que atinge não só as regiões centrais da cidade, mas principalmente, ruas em bairros como Cristo Rei, Eucalipto, Jardim Eldorado, Ponto Parada, Ilha de São João, Santo Antonio Rio das Pedras, e muitas outras comunidades. Além de trechos de avenidas importantes como a Paulo Souto, Elmo Serejo de Farias e Walter Aragão de Souza.
Para verificar o que a população está sofrendo nos bairros, não precisamos ir muito longe, basta caminhar um pouco pela região central da cidade. [Veja abaixo algumas fotos da região central da cidade].
Em frente ao Marta Alencar é um retrato de como está a região do mercado
Local é iluminado apenas pelas luzes do semáforo
ELMO CEREJO DE FARIAS
Praça com quase todas as suas luminárias apagadas – na altura do Condomínio João Filgueiras.
Tem poste na Elmo Cerejo de Farias que estão com as lâmpadas queimadas
AVENIDA PAULO SOUTO
Alguns trechos da Avenida Paulo Souto têm lampadas queimadas
Entrada da Paulo Souto. Foto: Leitor
ATRÁS DO CENTRO COMERCIAL
Centro Comercial José Trindade de Oliveira – localidade conhecida como “Chupa Peito”
Assim como essas imagens acima, outras comunidades periféricas têm sentido os efeitos da iluminação precária. Vale ressaltar que a iluminação está diretamente ligada à questão da segurança pública. Ficar na escuridão favorece a ação de bandidos, além de ser perigoso para a locomoção de pessoas e veículos, já que facilita a ocorrência de acidentes.
Contrato milionário
A empresa Avante Serviços de Transportes e Urbanismo é a empresa especializada contratada pela prefeitura para execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva, visando a correção de falhas apresentadas em pontos de iluminação pública nas vias e praças da cidade, com fornecimento total de materiais e mão de obra. O valor pago a empresa é de R$ 2,6 milhões. O contrato está em vigor desde 06 de junho de 2018 e segue até o dia 05 de junho de 2019.