NotĂ­cias

Brasil condena violĂȘncia nas fronteiras com a Venezuela

Foto: Andres Martinez Casares/Reuters

O governo brasileiro, em nota, condenou os episĂłdios de violĂȘncia registrados nas fronteiras do Brasil e da ColĂŽmbia com a Venezuela. O comunicado foi divulgado pelo MinistĂ©rio das RelaçÔes Exteriores nas primeiras horas de hoje (24). Para o governo brasileiro, os atos caracterizam “o carĂĄter criminoso do regime [do presidente NicolĂĄs] Maduro” e um “brutal atentado aos direitos humanos”.

“O governo do Brasil expressa sua condenação mais veemente aos atos de violĂȘncia perpetrados pelo regime ilegĂ­timo do ditador NicolĂĄs Maduro, no dia 23 de fevereiro, nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a ColĂŽmbia, que causaram vĂĄrias vĂ­timas fatais e dezenas de feridos”, diz a nota.

No documento, o Itamaraty apela para que todos os países reconheçam Juan Guaidó como governo legítimo.

“O Brasil apela Ă  comunidade internacional, sobretudo aos paĂ­ses que ainda nĂŁo reconheceram o Presidente encarregado Juan GuaidĂł, a somarem-se ao esforço de libertação da Venezuela, reconhecendo o governo legĂ­timo de GuaidĂł e exigindo que cesse a violĂȘncia das forças do regime contra sua prĂłpria população”, diz o texto.

Na nota, o governo brasileiro ressalta que o uso da força contra o povo venezuelano, que vive um momento de profunda crise humanitåria, é inadmissível.

“O uso da força contra o povo venezuelano, que anseia por receber a ajuda humanitária internacional, caracteriza, de forma definitiva, o caráter criminoso do regime Maduro. Trata-se de um brutal atentado aos direitos humanos, que nenhum princípio do direito internacional remotamente justifica e diante do qual nenhuma nação pode calar-se.”

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo