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Entenda os principais pontos da reforma da PrevidĂȘncia aprovada; veja o que muda

O PlenĂĄrio da CĂąmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (10), o texto-base da proposta de reforma da PrevidĂȘncia (PEC 6/19). Foram 379 votos a favor e 131 contra a matĂ©ria. Os deputados continuam a votação da proposta nesta quinta-feira (11), a partir das 9 horas.

O texto-base aprovado é o substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salårios, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Hoje, apenas um dos destaques apresentados ao texto foi votado. Era uma emenda do deputado Wellington Roberto (PL-PB) que pretendia retirar os professores das mudanças impostas pela PEC, mantendo-os nas regras atuais. A emenda foi rejeitada foi 265 votos a 184.

Em relação à proposta original do governo, ficaram de fora a capitalização (poupança individual) e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais.

Na nova regra geral para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, fica garantida na Constituição somente a idade mínima. O tempo de contribuição exigido e outras condiçÔes serão fixados definitivamente em lei. Até lå, vale uma regra transitória.

Para todos os trabalhadores que ainda nĂŁo tenham atingido os requisitos para se aposentar, regras definitivas de pensĂŁo por morte, de acĂșmulo de pensĂ”es e de cĂĄlculo dos benefĂ­cios dependerĂŁo tambĂ©m de lei futura, mas o texto traz tambĂ©m normas transitĂłrias atĂ© ela ser feita.

PensĂŁo

JĂĄ a pensĂŁo por morte poderĂĄ ser inferior a um salĂĄrio mĂ­nimo quando essa nĂŁo for a Ășnica fonte de renda do conjunto de dependentes. O valor a pagar estĂĄ vinculado ao tempo de contribuição.

Quem jå tiver reunido as condiçÔes para se aposentar segundo as regras vigentes na data de publicação da futura emenda constitucional terå direito adquirido a contar com essas regras mesmo depois da publicação.

Os estados ficaram de fora das novas normas, devendo apenas adotar fundos complementares para seus servidores dentro do prazo de dois anos da futura emenda, além de poderem cobrar alíquotas progressivas, nos moldes da instituída para os servidores federais.

Para o relator da reforma, Ă© preciso olhar para o conjunto da sociedade. “O Brasil, com contas deterioradas, Ă© um paĂ­s que perde muito em produtividade, em competitividade, Ă© um paĂ­s com muitas dificuldades do ponto de vista fiscal. E nĂłs precisamos olhar o conjunto da sociedade, devemos estar a serviço dela”, disse Samuel Moreira.

“NĂŁo podemos, neste momento, pensar apenas em nĂłs mesmos. Às vezes, nĂłs nos fechamos em nossas corporaçÔes e esquecemos que atĂ© mesmo os nossos filhos nĂŁo pertencem Ă s mesmas categorias em que trabalhamos ou, Ă s vezes, que o mais prĂłximo estĂĄ desempregado”, afirmou.

Segundo o lĂ­der da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a reforma Ă© recessiva. “Essa reforma vai fazer mais mal ao Brasil, porque pagarĂĄ pensĂ”es menores, impedirĂĄ o acesso Ă  aposentadoria, menos gente terĂĄ dinheiro para comprar, menos investimentos serĂŁo feitos, menos empregos serĂŁo gerados e menos a PrevidĂȘncia arrecadarĂĄ, causando ainda mais desequilĂ­brio, no mĂ©dio prazo, por conta da perda da receita que esta reforma, a mĂ©dio e longo prazo, irĂĄ causar”, argumentou.

BenefĂ­cio continuado

Quanto ao pagamento do BenefĂ­cio de Prestação Continuada (BPC), o relator limitou o seu recebimento ao idoso e Ă  pessoa com deficiĂȘncia de famĂ­lias cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 do salĂĄrio mĂ­nimo, admitida a adoção de outros critĂ©rios de vulnerabilidade social.

Esse valor constava da lei de assistĂȘncia social e foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013, mas o tribunal nĂŁo declarou nula a norma e famĂ­lias com renda de atĂ© meio salĂĄrio tĂȘm obtido o benefĂ­cio na Justiça.

DĂ©ficit

O objetivo da reforma, segundo o governo, Ă© conter o dĂ©ficit previdenciĂĄrio – diferença entre o que Ă© arrecado pelo sistema e o montante usado para pagar benefĂ­cios. Em 2018, o dĂ©ficit previdenciĂĄrio total da UniĂŁo, que inclui os setores privado e pĂșblico mais militares, foi de R$ 264,4 bilhĂ”es.

A expectativa do Planalto com a reforma da PrevidĂȘncia era economizar R$ 1,236 trilhĂŁo em dez anos, considerando apenas as mudanças para trabalhadores do setor privado e para servidores da UniĂŁo. Com as alteraçÔes promovidas pelo relator, a economia poderĂĄ ficar em torno de R$ 1 trilhĂŁo nesse mesmo perĂ­odo.

Na parte da receita, o relator propÔe a volta da alíquota de 20% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para os bancos. Essa alíquota estava vigente até dezembro de 2018, quando passou a ser de 15%.

Ainda sobre a receita, o texto acaba com a Desvinculação de Receitas da União (DRU) incidente sobre as contribuiçÔes que financiam a seguridade social, como a própria CSLL e a Cofins. A DRU permite ao governo federal usar 30% da arrecadação de todas as contribuiçÔes sociais ou de intervenção no domínio econÎmico e taxas para custear outras despesas.

Para os atuais trabalhadores segurados do INSS (Regime Geral da PrevidĂȘncia Social – RGPS), o texto cria cinco regras de transição, e a pessoa poderĂĄ optar por uma delas.

Destaques

Pontos importantes do texto ainda precisam ser votados para apontar uma regra definitiva, como a transição para os policiais e o salårio das trabalhadoras que se aposentarem com contribuição mínima de 15 anos permitida pela PEC.

Outros destaques da oposição pretendem retirar do texto regras sobre valores das pensÔes, cålculo da aposentadoria com percentual sobre a média das contribuiçÔes e mudanças no pedågio cobrado para se aposentar segundo as regras de transição para os atuais segurados.

Dentre estes temas, o que demonstra mais acordo para aprovação é o que foi negociado pela bancada feminina e aumenta o salårio final da aposentadoria de mulheres com tempo de contribuição acima do limite mínimo de 15 anos. Pelo texto do substitutivo, o aumento somente pode ocorrer para o que passar de 20 anos de contribuição.

Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoråveis. No caso do texto do substitutivo separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favoråvel ao trecho destacado.

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