Notícias

Redação do Enem: 5 dicas de como evitar uma nota baixa

Redação do Enem: 5 dicas de como evitar uma nota baixa
Redação do Enem: 5 dicas de como evitar uma nota baixa

Confira 5 dicas de como evitar uma nota baixa na redação do Enem. Nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, ainda que depois de uma maratona de estudos, os participantes ficam ansiosos não apenas sobre como os conteúdos serão apresentados no exame, mas também com a redação. O texto do Enem é importante, pois, quem zerá-lo, não poderá utilizar as notas da avaliação para pleitear uma vaga no ensino superior em 2020. Se você quer saber o que evitar na redação do Enem para aumentar as suas chances de conseguir uma boa nota, continue lendo.

Como evitar uma nota baixa na redação do Enem 2019

Veja abaixo algumas dicas do que NÃO fazer na redação do Enem para evitar uma pontuação baixa ou até mesmo correr o risco de levar nota zero:

1- Não seguir a proposta da redação

Não fuja do tema pedido. Esse aspecto foi o responsável por 28% das notas zeros na redação da edição do ano passado. Isso quer dizer que, não pode desenvolver argumentos sobre outro assunto, além disso, o texto deve ser feito de forma direta, sem muitos rodeios, mas levando em consideração a estrutura pedida, disponibilizada na Cartilha de Redação.

2. Escrever uma estrutura textual diferente do que está sendo pedido

A estrutura solicitada pelo Inep é de um texto no modelo dissertativo-argumentativo. Com isso, é esperado que o candidato apresente uma tese e desenvolva justificativas para comprová-la. Vale usar citações de pensadores, fazer alusões históricas, usar dados de pesquisas e até mesmo citar séries ou filmes que estejam dentro do contexto.

3. Não respeitar o limite de linhas

Até sete linhas é considerado “texto insuficiente”, no entanto, se a redação tiver dez linhas, mas quatro forem uma cópia dos textos motivadores, será considerado apenas seis linhas, o que acarretará em nota zero. Já a quantidade máxima de linhas é 30.

4. Assinar na folha de redação

Não é permitido escrever o próprio nome, assinar, colocar um codinome ou rubricar na folha de redação. A assinatura deve ser feita no local apropriado, seguindo as orientações do aplicador da prova.

5. Não respeitar os direitos humanos

Na edição de 2018 o Inep retirou da Cartilha do Participante a parte em que afirmava que não respeitar os direitos humanos levaria a uma nota zero. No entanto, é importante saber que, a defesa de práticas que desrespeitem os direitos humanos não irá zerar o texto, mas irá deixá-lo mais distante da nota máxima.

Fonte: E+B Educação | Géssica Santos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo