

Projeto que vincula CNH ao aluguel de patinetes é aprovado. O terceiro projeto relacionado a patinetes em tramitação na Assembleia durante esta semana — e o mais rígido de todos — foi aprovado por 24 votos favoráveis, 14 contrários e cinco abstenções. Vale notar que 60 deputados marcaram presença na sessão.
A proposta de Alexandre Knoploch (PSL) e Gustavo Schmidt (PSL) fala sobre o aluguel de veículos elétricos em geral, e estabelece regras que causaram polêmica.
Além de exigir uma permissão do Detran para conduzir esses modais (portadores de carteira de habilitação são automaticamente considerados aptos), o texto também permite que as empresas cobrem uma caução de 500 Ufir (aproximadamente R$ 1.700 em valores atuais) de quem não tiver um seguro individual.
Luiz Paulo (PSDB) deu um dos votos contrários por outro motivo: o projeto fala em cilindradas, medida usada somente para motores a combustão.
Alexandre Knoploch defendeu a ideia por criar regras também para patinetes, hoverboards, bicicletas elétricas e monos (veículos com apenas uma roda). Segundo ele, as próprias locadoras poderão contratar seguros e embutir o custo na tarifa — em vez de cobrar a caução a cada aluguel.