

Urgente! Homens tem até terça para se inscrever e pagar 5 anos menos pra se aposentar no INSS; entenda.
Homens com idade a partir dos 16 anos têm até a próxima terça-feira (12) para se inscrever no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e poupar cinco anos de contribuição na aposentadoria.
Entenda – Homens tem até terça para se inscrever e pagar 5 anos menos pra se aposentar no INSS
A opção é válida para pessoas do sexo masculino que ainda não tiveram a carteira de trabalho assinada ou que ainda não contribuíram espontaneamente com o INSS. Para mulheres, a regra não muda, pois o tempo mínimo de trabalho não aumenta com as novas regras. O prazo é até o próximo dia 12, porque é nesta data o texto da Reforma da Previdência será promulgado. Assim, aqueles que ainda não tiverem se cadastrado no Instituto, poderão se aposentar somente depois de 20 anos de contribuição e não mais com 15, como é atualmente. E, para validar a inscrição com a regra antiga, também é necessário pagar o boleto de contribuição.
A regra não é valida para mulheres, pois o tempo mínimo de contribuição para elas continuará em 15 anos. Sendo assim, quem trabalha ou já atuou com carteira assinada já é automaticamente segurado do instituto e não precisa fazer a inscrição.
Assim que a reforma for promulgada e passar a valer, para se aposentar será preciso comprovar no mínimo 15 anos de contribuição e ter 62 anos de idade no caso das mulheres e 65 anos de idade no caso dos homens. Mas os homens que se inscreverem na Previdência após a publicação da Reforma terão de comprovar no mínimo 20 anos de contribuição.
Como fazer a inscrição
Saiba como se filiar ao Regime Geral da Previdência Social para garantir seu seguro social. Quando você contribui, passa a ter direito tanto à aposentadoria, quanto a uma série de outros benefícios que visam a assegurar o bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias, nas horas em que você mais precisa, como auxílio-doença, salário-maternidade, bem como a pensão por morte.
A inscrição possibilita ao cidadão, obter o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Quem já possui número de PIS, PASEP ou NIS não precisa fazer inscrição. Para se tornar um contribuinte e garantir que as regras antigas da Previdência Social continuem valendo, a inscrição deve ser feita como “filiado”, se tornando contribuinte facultativo. A idade mínima é 16 anos.
É possível fazer a inscrição pela internet durante todo o fim de semana e também na segunda-feira. Se não conseguir pela internet, é possível fazer a inscrição pelo 135 neste sábado, das 7h às 22h e na segunda-feira no mesmo horário.
Veja o passo a passo:
- Acesse o site do INSS;
- Preencha todos os dados que se pede
- Vá preenchendo todas as informações solicitadas até finalizar o cadastro.
- São pedidas várias informações.
- É preciso ir até o fim para completar o cadastro e se inscrever.
- Imprimir boleto;
- Realizar o pagamento.
Pronto, depois de fazer isso você vai poupar cinco anos de contribuição. Vale lembrar que o prazo termina nesta terça-feira (12/11).