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Por quĂȘ o motor do Onix explode e o carro pega fogo?

Por quĂȘ o motor do Onix explode e o carro pega fogo?
Por quĂȘ o motor do Onix explode e o carro pega fogo?

Por quĂȘ o motor do Onix explode e o carro pega fogo? A GM agiu rĂĄpido, suspendeu as vendas e promoveu um recall do novo Onix depois que duas unidades se incendiaram. E explicou para o MinistĂ©rio da Justiça que o problema Ă© provocado por uma prĂ©-ignição e serĂĄ corrigido com um reajuste do software. SerĂĄ que um problema tĂŁo grave tem solução tĂŁo simples?

Sim e nĂŁo: o que pode estar provocando o incĂȘndio Ă© o Ăłleo em elevadas temperaturas (e um pouco de gasolina) que vaza do motor que se quebra devido a uma combustĂŁo irregular da mistura ar/combustĂ­vel. Mas nĂŁo se descartam outras hipĂłteses, pois a prĂłpria fĂĄbrica parece perdida ao afirmar que o problema Ă© provocado por prĂ©-ignição.

Se mesmo a GM que desenvolveu o projeto e os testes nĂŁo estĂĄ muito segura, Ă© difĂ­cil estabelecer hipĂłteses para o incĂȘndio. Mas ela pode estar certa ao atribuir o problema a uma combustĂŁo irregular.

CombustĂŁo

Quando é normal, a faísca na vela inicia a queima da mistura ar/combustível que foi comprimida pelo pistão pouco antes de ele atingir seu ponto morto superior no cilindro. Esta queima gera a energia que empurra o pistão para baixo. A biela, acoplada em cima ao pistão e embaixo ao virabrequim, transforma o movimento vertical no de rotação do motor.

O problema do motor do Onix pode ser provocado por uma das diversas combustÔes anormais possíveis.

Detonação

A combustão se inicia normalmente com a faísca na vela. Mas, antes de a frente de chama queimar toda a mistura, ocorre uma auto-combustão de sua parte final. A detonação provoca um violento aumento de pressão e temperatura dentro da cùmara, mas nem sempre danifica o pistão pois ele jå estava iniciando seu movimento de descida.

Pré-ignição

Antes mesmo de o pistão atingir o ponto morto superior, hå uma combustão espontùnea da mistura ar-combustível, que pode ser provocada pela baixa qualidade da gasolina (ou etanol), ou por um ponto excessivamente aquecido na cùmara, como a própria vela, ou um depósito de carvão na cabeça do pistão, ou pela vålvula de exaustão. Neste caso, a pressão e temperatura sobem excessivamente pois as forças provocadas pela queima contrariam o movimento ascendente do pistão.

Onix

Entretanto, a combustĂŁo enquanto o pistĂŁo ainda estĂĄ subindo no cilindro pode ser provocada pela prĂłpria faĂ­sca na vela disparada quando ele ainda estĂĄ iniciando seu movimento ascendente de compressĂŁo.

Neste caso, o problema Ă© da regulagem do ponto de ignição na central eletrĂŽnica, ou seja, o momento da faĂ­sca na vela foi programado para antes do que deveria e, portanto, encontrou o pistĂŁo no meio do caminho, atuando sobre ele com forças violentas em sentido contrĂĄrio ao seu movimento. O que pode danificar sua cabeça, os anĂ©is de segmento e atĂ© entortar bielas, provocando entĂŁo a quebra do bloco do motor e o vazamento de Ăłleo. Que provoca o incĂȘndio.

Recall

O reajuste no ponto de ignição deve ser a correção imaginada pela GM na central eletrĂŽnica dos novos motores de trĂȘs cilindros do Onix. Seu software nĂŁo deveria estar programado para enfrentar situaçÔes extremas de elevadas temperaturas, baixa umidade e combustĂ­vel de baixa octanagem ou qualidade.

O que serĂĄ reprogramado? Um “atraso” no ponto de ignição, fazendo a faĂ­sca na vela pular um pouco mais tarde, quando o pistĂŁo estiver alguns milĂ­metros mais alto. Caso seja este o procedimento, a GM vai enfrentar outro problema: atrasar o ponto de ignição pode reduzir a potĂȘncia do motor, e o carro terĂĄ que ser novamente homologado.

Turbo

Para se obter mĂĄxima eficiĂȘncia com motores de menor cilindrada ou com apenas trĂȘs cilindros, como no novo Onix, as fĂĄbricas se utilizam de turbinas que aumentam a pressĂŁo interna e a possibilidade de combustĂ”es anormais. Outra delas Ă© a LSPI, iniciais em inglĂȘs para PrĂ©-Ignição a baixa rotação, mas apenas em motores turbinados com injeção direta, que nĂŁo Ă© o caso do Onix.

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