Notícias

Nova Carteira de Estudante para shows e cinemas; veja o passo a passo para fazer a sua

Nova Carteira de Estudante para shows e cinemas; veja o passo a passo para fazer a sua
Nova Carteira de Estudante para shows e cinemas; veja o passo a passo para fazer a sua

Nova Carteira de Estudante para shows e cinemas; veja o passo a passo para fazer a sua.

Ela é digital, gratuita e ficará disponível na palma da sua mão. Estamos falando da nova Carteira de Estudante (ID Estudantil), que já começou a ser emitida.

Benefícios

A carteirinha de estudante dá o direito ao benefício de meia-entrada em:

  • shows
  • teatros
  • estádios
  • cinemas
  • outros eventos culturais e esportivos, sem que isso gere um custo extra.

ID Estudantil é gratuita

A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular, de graça. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Quem tem direito?

A identidade estudantil valerá para alunos da educação básica, tecnológica e superior. Basta o aluno estar devidamente matriculado, com seus dados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) — banco de dados nacional de estudantes do Ministério da Educação (MEC) — e baixar o aplicativo nas lojas virtuais de celular. Os alunos podem conferir se a sua instituição de ensino repassou os dados ao sistema em idestudantil.mec.gov.br. Caso não tenham sido cadastrados, os estudantes podem cobrar o envio diretamente onde estudam.

Passo a Passo para fazer a Carteira de Estudante com o RG

Passo a Passo para fazer a Carteira de Estudante com a CNH

Nova tecnologia

A tecnologia reduzirá a burocracia. A identificação nos eventos será por meio de leitura de QR Code, localizado abaixo da foto da pessoa no aplicativo. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é parceiro na inciativa, com o cruzamento de dados para evitar fraudes.

O ano de 2020 será de transição. A partir de 1º de janeiro de 2021, toda e qualquer instituição que quiser emitir carteira estudantil deverá consultar os dados cadastrados no SEB. “O cadastro assegurará se o portador da carteirinha é aluno de fato”, explicou Alexandre Lopes.

O processo de identificação será rigoroso e seguro. Os estudantes de 18 anos ou mais devem tirar uma foto tanto do próprio rosto quanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Carteira de Identidade (RG) para comparação das imagens. Isso servirá para coibir fotos falsas ou de terceiros.

Acesso o aplicativo para android aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo