15 estados tem até março de 2020 para implantar novo modelo de RG
15 estados tem até março de 2020 para implantar novo modelo de RG
Temos uma novidade no universo dos documentos. O querido RG, principal documento do cidadão, está de cara nova e cheio de informações. A famosa carteira de identidade vai ajudar você a não andar mais cheio de documentos na carteira. Quer saber mais sobre o novo RG? Confira cinco fatos sobre essa novidade!
O Novo RG
De acordo com o decreto Federal, para aumentar a segurança contra falsificação foi criada a nova versão do RG. Um dos itens de proteção é o número de série do documento. Outro é um QR Code que apenas órgãos federais terão o programa capaz de visualizar e autenticar as informações.
O que muda para as pessoas
O maior benefício para as pessoas é poder incluir o nome social sem a necessidade de alteração no Registro Civil. Além disso, é possível acrescentar também a numeração de uma série de documentos, como:
- Título de Eleitor
- Carteira de Trabalho
- Certificado Militar
- Carteira Nacional de Habilitação – CNH
- Certidão de Nascimento ou Casamento
- CPF
- Documento de Identidade Profissional
- Documento Nacional de Identificação (DNI)
- Carteira Nacional de Saúde
- NIS
- PIS/Pasep
- Tipo sanguíneo
- Fator RH
15 estados vão implantar o novo modelo até março de 2020
São eles: Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Espírito Santo (ES), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
12 estados já estão fazendo o novo RG?
O novo RG já pode ser emitido nos estado de Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Como atualizar o documento
Calma! Não é obrigatório que todos tenham o novo RG agora, é uma mudança para as futuras emissões do RG. Quando precisar renovar seu documento ou tirar a segunda via da identidade, a renovação já será com o novo modelo.
Agora você já sabe sobre o novo RG e pode escolher facilitar sua vida ao ter todos documentos em um.
Com informações do Serasa Consumidor/Fernanda Araujo