Notícias

Chá verde emagrece e seca a barriga? Confira mitos e verdades

Chá verde emagrece e seca a barriga? Confira mitos e verdades
Chá verde emagrece e seca a barriga? Confira mitos e verdades

Chá verde emagrece e seca a barriga? Confira mitos e verdades.

Com a promessa de emagrecer, ele virou febre no Brasil, mas você sabe como o chá verde deve ser consumido para ter o efeito esperado? A seguir, a nutricionista e personal diet Karla Oliveira explica responde aos principais mitos e verdades sobre a bebida.

Veja o que é mito e o que é verdade?

  • O consumo de chá verde pode ajudar na perda de peso?

    Verdade. Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

  • O chá verde não deve ser adoçado?

    Parcialmente verdade. Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.

  • Beber chá verde é o mesmo que consumir água?

    Mito. Além da cafeína, o chá verde contém outras substâncias benéficas para o organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.

  • Só deve beber chá verde quem quer emagrecer?

    Mito. Estudos já mostraram que o consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.

  • Não existem contraindicações para o consumo de chá verde?

    Mito. Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.

  • Uma xícara de chá verde junto às refeições é o suficiente para a perda de peso?

    Mito. Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.

  • Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva natural?

    Verdade. Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.

  • A ação da bebida no organismo não tem relação com a sua forma de preparo?

    Mito. A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.

  • Para emagrecer, posso beber chá verde o dia todo?

    Parcialmente verdade. Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo