Finanças

Economia: O que vocĂȘ sabe sobre as criptomoedas?

Economia: O que vocĂȘ sabe sobre as criptomoedas?
Economia: O que vocĂȘ sabe sobre as criptomoedas?

Economia: O que vocĂȘ sabe sobre as criptomoedas? O Teatro CIEE recebeu o Professor Ulysses Pacheco, especialista em TI e docente da FGV, para uma palestra sobre bitcoin e blockchain. O auditĂłrio contou com a presença de alunos do Senac, profissionais do setor de tecnologia do CIEE e o pĂșblico em geral.

“Ter a casa cheia de jovens Ă© sempre motivo de alegria”, disse Humberto Casagrande, superintendente Geral do CIEE, que abriu o evento. “E o tema de hoje transcende a tecnologia, chegando Ă  ĂĄrea da educação financeira”, completou, justificando a importĂąncia de abordar o assunto, uma vez que o bitcoin Ă© considerado a “moeda do futuro”.

Para Pacheco, é importante entender a origem e a aplicação do bitcoin antes de começar a uså-lo. De acordo com o professor, a falta de informação e, principalmente, confundir o bitcoin com um investimento, podem levar a resultados nem sempre positivos.

“Eu nĂŁo considero e nĂŁo aconselho como um investimento. É mais um exercĂ­cio, jĂĄ que Ă© uma moeda que circula em um mercado livre e flutua o tempo todo”, explica. Sobre o mercado livre, o professor explicou que a descentralização Ă© uma das principais caracterĂ­sticas dessa moeda, que nĂŁo passa por uma regulamentação Ășnica.

Artigos relacionados

Pacheco explicou ainda o conceito de blockchain, a informação criptografada em cadeia, e como a segurança desses dados pode mudar o modo como nos relacionamos hoje. Sem necessitar da validação de órgãos oficiais, mas assegurados pelos códigos do blockchain, as transaçÔes do futuro poderão ser controladas apenas pelas partes que estão, de fato, envolvidas na negociação.

O professor respondeu Ă s perguntas da plateia, com dicas de como comprar bitcoins e demais moedas criptografadas, como manter a segurança de suas informaçÔes na rede e as possibilidades de aplicação de blockchains. “Eu vejo grandes revoluçÔes pela frente, referentes Ă  distribuição de tecnologia, e vocĂȘs sĂŁo os caras que vĂŁo viver isso”, disse para os estudantes. “Por favor, me contem depois!”

Ao final, o palestrante foi agraciado com uma premiação do CIEE, entregue por Silvio Soares, gerente de Tecnologia e Suporte do CIEE.

Para descomplicar:

Bitcoin

Criada em 2008 por um programador (ou grupo de programadores) denominado Satoshi Nakamoto, é a primeira criptomoeda do mundo, para pagamentos e transaçÔes online.

Criptomoedas

SĂŁo moedas descentralizadas para transaçÔes online, que se caracterizam pela nĂŁo interferĂȘncia ou intermediação de instituiçÔes (esse ambiente Ă© chamado mercado livre). Existem hoje mais de 400 criptomoedas disponĂ­veis no mercado, como Bitcoin, Ethereum e Litecoin.

Blockchain

É um grande banco de dados, de algoritmos em cadeia, onde sĂŁo mantidas essas informaçÔes no ambiente virtual e que garantem a segurança das transaçÔes.

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo