Tire suas dúvidas sobre o auxílio emergencial liberado para quem precisa
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Tire suas dúvidas sobre o auxílio emergencial liberado para quem precisa.
Começou na última quinta-feira, 9, o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 mensal, destinado pelo governo federal para os TRABALHADORES desempregados, autônomos, inativos ou informais. Também as mães solteiras, que são chefes de família, terão o direito ao auxílio, recebendo um valor de R$ 1.200. A ajuda governamental terá uma duração de três meses que poderá ser estendidos durante o período que durar a pandemia.
Será que você tem direito ao auxílio?
- Veja se você se encaixa em uma dessas categorias:
- Ser titular de pessoa jurídica como Micro Empreendedor Individual (MEI)
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) de benefícios do governo Federal
- Ser contribuinte do Regime Geral de Previdência Social
- Estar com o um contrato de trabalho intermitente inativo
- Ou simplesmente se encaixar nas exigências de renda familiar.
Veja mais: Auxílio Emergencial de R$ 600 chegará a 51,4 milhões de inscritos do Cadastro Único
Também cumprir estas exigências:
- Ter mais de 18 anos de idade e possuir CPF ativo
- Não ter emprego de carteira assinada
- Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50) por pessoa
- Ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00)
- Não ter recebido rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2018.
Para quem tem Bolsa Família como fica?
Se você tem o benefício do Bolsa Família e recebe menos de R$ 600, terá direito ao auxílio emergencial, no período de três meses. Mas, se o valor que você receber no Bolsa Família, for maior que o auxílio emergencial, ficará valendo o valor do PBF.
Fique atento: o valor recebido todo mês do Bolsa Família não entra na conta da renda familiar
Todos os demais recebimentos contam para a renda familiar (salários, aposentadorias, pensões, BPC, auxílio-doença)
Se durante o período o beneficiário deixar de cumprir algum dos requisitos ele não perderá o auxílio emergencial.
Se ligue: Bolsa Família: Governo divulga calendário das 3 parcelas do auxílio extra
Só não terão direito ao auxilio:
Beneficiários do INSS por aposentadoria, pensão ou auxílio-doença
Desempregados que ainda estão recebendo o seguro-desemprego
Beneficiários de qualquer outro programa do governo Federal (como o BPC) que não seja o Bolsa Família.
Para receber esse auxílio será preciso o que? Já está inscrito no Cadastro Único?
Se atender aos requisitos citados acima, não precisa fazer mais nada. O governo Federal vai te encontrar e você receberá o auxílio após a triagem.
Para saber se você está no Cadastro Único, acesse o site do Ministério da Cidadania ou baixe o aplicativo Meu CadÚnico.
E se já tenho o Bolsa Família?
Também não precisa fazer mais nada. O governo vai pagar o auxílio na mesma data e na mesma conta do Bolsa Família.
Para quem não está inscrito no Cadastro Único e não recebe o Bolsa Família?
Será preciso se inscrever no programa de auxílio emergencial e esperar pela aprovação do governo Federal, que fará uma análise do seu perfil.
Veja também: Saiba como consultar e regularizar o CPF para receber ajuda de R$ 600
Como me inscrevo no auxílio e que informações preciso fornecer?
Preenchendo o passo a passo presente no site do auxílio Emergencial
Seguindo as instruções no aplicativo do auxílio Emergencial no APP Android ou Apple
Só deverá ir a uma agência da Caixa ou numa casa lotérica, quem não tiver acesso a Internet
Informações necessárias:
- Nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe
- Número de celular para receber um SMS de confirmação
- Renda individual e ramo de atividade
- Cidade e estado onde mora
- Número de uma conta corrente (para quem tem conta em banco)
- Número de identidade ou da carteira de motorista para quem não tem conta em banco.
O que o governo vai avaliar?
O governo vai comparar os dados que você forneceu com os dados oficiais da receita federal, do Cadastro Único, do e-Social e declarações de impostos de renda
O seu perfil se encaixando nos requisitos já citados acima, você receberá o auxílio.
Mas se você não souber se tem todos os requisitos necessários?
Uma boa orientação é você fazer a inscrição no site ou no aplicativo mesmo assim e aguardar pela avaliação do governo Federal.
Agora, se você não conseguir cumprir os requisitos, não receberá o auxílio e não terá nenhum tipo de punição.
Confira isso também: Datas de pagamentos das 3 parcelas do auxílio emergencial de R$ 600
Como saber se fui aprovado?
Faça o acompanhamento da sua solicitação pelo site ou aplicativo. Caso seja aprovado, receberá o auxílio no prazo referente à sua categoria.
Caso você não tenha crédito no celular, saiba que o governo fez um acordo com as operadoras de telefonia. Ao fazer o download e usar o aplicativo não consumirá dados de internet.
O Pagamento do auxílio:
Primeira parcela: Quem não tem registro no Cadastro Único, não recebe o Bolsa Família e possui conta no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, já recebeu a primeira parcela em 9 de abril.
Já quem possui cadastro no CadÚico, não recebe Bolsa Família e tem conta em banco privado, receberá no dia 14 de abril, com depósito direto na conta.
Quem fez a inscrição no site ou no aplicativo porque não estava no Cadastro Único, receberá direto na conta, num prazo de cinco dias úteis após o dia 14 de abril.
Para quem recebe o Bolsa Família, o pagamento será feito nos últimos dez dias úteis de abril, seguindo o calendário e a conta natural do programa.