

Operação Faroeste: PF investiga desembargadoras por venda de sentenças na Bahia
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (14) mais duas fases da Operação Faroeste. O alvo é um suposto esquema de venda de sentenças por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia.
>>Mais barato: Governo da Bahia anuncia redução no IPVA 2021
O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (SJ), ordenou a ação e decretou a prisão temporária de duas desembargadoras do TJ-BA e a preventiva do operador de um juiz, além de ter sido determinado o afastamento do secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, que também foi alvo de mandados de busca e apreensão.
>>Última parcela do auxílio é paga a 1,6 mi beneficiários do Bolsa Família
Os agentes também cumprem 36 mandados de busca e apreensão Salvador, Barreiras, Catu e Uibaí, na Bahia, e em Brasília. Outros sete servidores também foram afastados dos cargos. São investigados supostos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.
>>Caixa paga penúltima parcela do auxílio emergencial
Na decisão, o ministro Og Fernandes afirmou que “o conjunto probatório colacionado aos autos revela a suposta existência de uma engrenagem judicial criminosa no seio do Tribunal de Justiça baiano, que possui a venda de decisões como mercadoria para o enriquecimento ilícito em escala geométrica”.