OlimpĂadas: Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o ouro na vela


OlimpĂadas: Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o ouro na vela
Com uma largada excelente, Martine Grael e Kahena Kunze administraram com tranquilidade a briga com as rivais e conquistaram, nesta terça-feira, na baĂa de Enoshima, a medalha de ouro na classe 49erFX de vela. Na Ăşltima regata, elas ficaram em terceiro lugar, mas Ă frente das adversárias diretas pelo tĂtulo, as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, e as alemĂŁs Tina Lutz e Susann Beucke. É a 19ÂŞ medalha da vela brasileira em OlimpĂadas.
É o bicampeonato olĂmpico da dupla que chegou a TĂłquio como favorita e mantem uma tradição familiar na vela. Martine Grael Ă© filha do tambĂ©m bicampeĂŁo olĂmpico Torbel Grael e Kahena Kunze Ă© filha de Claudio Kunze, campeĂŁo mundial juvenil nos anos 1980. A famĂlia Grael, inclusive, conquistou a nona medalha olĂmpica somando as cinco de Torben e outras duas de Lars.
É o terceiro ouro do Brasil nas OlimpĂadas de TĂłquio. ĂŤtalo Ferreira, no surfe, e Rebeca Andrade, na ginástica, conquistaram os outros. Veja como está o Brasil no quadro de medalhas.
Com resultado, as duas se tornam as primeiras pessoas, entre homens e mulheres, do Brasil a levar dois ouros olĂmpicos seguidos na vela. Mais do que isso, Martine e Kahena entraram em um seleto grupo de atletas brasileiros bicampeões olĂmpicos. O ouro foi conquistado com um total de 76 pontos perdidos. A medalha de prata ficou com as alemĂŁs Tina Lutz e Sussan Beucke, com 83, e o bronze foi para as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, com 88.
No inĂcio da regata, as brasileiras optaram por uma direção diferente das adversárias e assumiram a ponta, mas com a Argentina colocada. As holandesas estavam um pouco para trás, brigando pela terceira posição. Na primeira boia, as brasileiras contornaram em terceiro, mas Ă frente das rivais diretas pelo tĂtulo, os barcos da Holanda e da Alemanha.
Na segunda boia, Argentina e Noruega seguiram na frente, e as brasileiras seguiam em terceiro, posição que lhes dava, no momento, o tĂtulo. Holanesas e britânicas caĂram para as Ăşltimas posições apĂłs se enroscarem na virada da boia.
Na terceira boia, argentinas seguiam na liderança, com as norueguesas em segundo, mas isso nĂŁo influenciava em nada na briga das brasileiras, que passaram em terceiro, com uma vantagem de mais de 20 segundos para as alemĂŁs, que ainda podiam tirar o tĂtulo de Martine e Kahena.
No fim, as argentinas venceram a regata, seguidas das norueguesas. As brasileiras passaram em terceiro lugar e comemoram a medalha de ouro, já que alemãs e holandesas ficaram para trás.
>>AuxĂlio Emergencial: nascidos em fevereiro já podem sacar ou transferir o benefĂcio