

Hospital Roberto Santos tem surto de covid-19 e pacientes são transferidos
De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a emergência do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que fica no bairro do Cabula, em Salvador, registrou surto de Covid-19.
Ao todo, nove pacientes testaram positivo na unidade, que é o maior hospital público do Norte/Nordeste. Todos eles foram transferidos para unidades de referência do tratamento da doença, mas não se sabe os locais para onde os pacientes foram transferidos, nem o estado de saúde deles.
Segundo a Sesab, medidas de contenção foram adotadas para não espalhar o vírus nos demais setores. Os nomes, idades e estados de saúde dos pacientes não foram divulgados.
De acordo com o G1, alguns funcionários relataram que testes estão sendo feitos e toda a equipe, para monitorar a incidência da Covid, sobretudo em possíveis casos assintomáticos.
Ainda segundo o portal de notícias, um funcionário que não quis se identificar afirmou que nove funcionários foram positivados e até o Centro Cirúrgico da Unidade hospitalar teria sido infectado. Essa ultima informação ainda não foi confirmada pela Sesab.
Sindicato e profissionais da saúde revelam preocupação com surto
Em entrevista ao Correio da Bahia a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), Ana Rita de Luna aponta que o surto no Roberto Santos, o maior hospital público de todo o Norte/Nordeste, é um sinal de preocupação para os gestores. “É um sinal que tem que ter toda a atenção. É preciso ligar o alerta mesmo para fazer todas as ações necessárias e evitar que esse surto se propague”, diz. O medo é de que esse episódio seja um sinal de que a Bahia pode enfrentar uma terceira onda.
>>Confira os novos horários de atendimento das agências da Caixa nas principais cidades da BA