Greve dos bancários deixa casas lotéricas com longas filas em Simões Filho
No terceiro dia de greve nos bancos, as casas lotéricas da área central de Simões Filho amanheceram movimentadas. Nesta quinta-feira (8), quinto dia útil do mês, havia filas nos estabelecimentos e pessoas com muitas contas para pagar.
As casas lotéricas ficaram com filas enormes. Apesar do anúncio antecipado feito pela categoria, a paralisação dos bancos pegou muita gente de surpresa. No centro da cidade, a fila se estendeu por vários metros, deixando muitas pessoas por horas esperando. Na lotérica do mercado municipal, também houve muitos transtornos para quem resolveu pagar suas contas por lá. E como a paralisação não tem previsão para acabar, as orientação para a população é continuar realizando as transações financeiras através do meios disponíveis..
Orientações
Enquanto houver a greve, a orientação da Febraban é para procurar os canais alternativos para realizar as transações financeiras. Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Em sua maioria, são terminais multifuncionais: realizam operações de saque, pagamento, transferência, depósito e retirada de folha de cheque, entre outras opções. Saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.
Por esse canal, é possível realizar as seguintes operações: agendamento e pagamento de contas (não vencidas); saques, emissão de folhas avulsas de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais; bloqueio e desbloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Correspondentes
São os estabelecimentos credenciados pelos bancos, supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os correspondentes estão espalhados em todo o país. Por esse canal, é possível realizar as seguintes operações: pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos; saque de dinheiro e de benefícios sociais, observados os parâmetros de cada banco; depósito em conta corrente ou em conta poupança, observados os parâmetros de cada banco; consulta de saldos e extratos de contas correntes e de poupanças; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Pelo internet banking, é possível realizar as seguintes operações: saldo, extrato, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas; agendamento e pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos; entre outros bancos; TED e DOC eletrônico; solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.
Mobile banking
O mobile banking possibilita uma série de serviços, como consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), entre outros.
Para ter acesso, o cliente deve baixar o aplicativo do banco no celular, a partir do site do banco ou das lojas oficiais de aplicativos do sistema operacional do smartphone (iOS, Android, Windows Phone etc.). É necessário verificar, junto ao banco, a necessidade de cadastramento de senha para realizar as transações via mobile banking.
Banco por telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque etc..