Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS: o que fazer com as contas do próximo mês?

Aposentados e pensionistas do INSS: o que fazer com as contas do próximo mês?
Aposentados e pensionistas do INSS: o que fazer com as contas do próximo mês?

Aposentados e pensionistas do INSS: o que fazer com as contas do próximo mês?.

Desde o início do ano, o mundo enfrenta um de seus maiores desafios: o coronavírus. A doença se espalhou rapidamente para quase todos os países, com consequências graves, principalmente para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e pessoas com certos problemas de saúde. Uma das medidas mais eficazes para conter sua transmissão e impedir que o sistema de saúde entre em colapso, é o distanciamento social.

Escolas, empresas, lojas do comércio e prestadores de serviço tiveram que fechar as portas para desacelerar a disseminação da doença e proteger a saúde de todos. Mas um novo mês se aproxima e as contas começam a chegar. Veja o que fazer com algumas delas para manter suas finanças saudáveis enquanto fica em casa e protege sua saúde. Vale lembrar que esse mês tem o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas.

>Novo aumento: Veja o valor do piso dos aposentados e pensionistas para 2021 e 2022

Aposentados e pensionistas: Priorize serviços essenciais

Neste momento, é fundamental priorizar as contas que mantenham o funcionamento da casa. Água, energia, gás, alimentação e internet são essenciais e devem ser honradas. Prevendo a falta de recursos para pagar algumas contas, algumas iniciativas têm sido tomadas para isentar ou postergar algumas contas e assim, ajudar as pessoas a ficarem em casa até que a situação volte ao normal.

Luz: a Aneel suspendeu cortes no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento para residências urbanas ou rurais durante 90 dias, podendo prorrogar o prazo se necessário.

>Após mudanças, Caixa anuncia novas datas de pagamentos do Auxílio Emergencial

Água: em São Paulo, estado mais populoso do país e o mais atingido pelo coronavírus, a Sabesp anunciou a isenção da cobrança da conta de água de mais de 500 mil famílias de baixa renda enquadradas na Tarifa Social. A cobrança será suspensa por 90 dias a partir de 1º de abril, até o fim de junho. Outros estados, como Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul seguiram o exemplo e adotaram a mesma medida.

Gás: o gás também foi incluído como serviço essencial pelo governo do Rio de Janeiro, que além de proibir o corte, permitirá o pagamento parcelado das contas atrasadas após o período de distanciamento social. Acompanhe os novos regulamentos sobre o tema em seu estado.

>Novos benefícios que mudam a vida dos aposentados do INSS podem ficar para próximo ano

Alimentação e higiene: outras medidas têm sido tomadas por alguns estados para garantir a alimentação e os itens de necessidade básica para pessoas mais necessitadas, como bolsas de auxílio para garantir a merenda a famílias de alunos da rede pública que estão com as aulas suspensas, distribuição de cestas básicas com álcool gel e lenços umedecidos em álcool 70. Procure o site oficial do governo do seu estado e informe-se sobre quais dessas medidas podem beneficiar a sua família.

Internet e telefone: neste momento, os serviços de internet e telecomunicações se tornaram ainda mais essenciais, não só para entreter crianças, jovens e adultos em casa, como também para garantir que informações sobre prevenção e dados necessários para o tratamento da doença cheguem a todos. Por enquanto, não há previsão para que sejam isentas ou adiadas as contas ligadas a telecomunicações, portanto a recomendação é pagar para manter o serviço. A dica para aliviar o bolso é entrar em contato com a sua operadora e negociar individualmente o valor do pacote ou a prorrogação do vencimento.

>INSS alerta sobre 6 golpes contra aposentados e pensionistas

Plano de saúde: outra conta que não se deve atrasar é a do plano de saúde. Neste momento, é preciso fazer todo o esforço possível para garantir os recursos necessários para que hospitais, profissionais e serviços de saúde continuem trabalhando em prol da contenção da epidemia e do tratamento dos doentes. Não é hora de barganhar este serviço, procure mantê-lo em dia na medida do possível.

Consulte sobre impostos na sua região

IPTU: o imposto, que incide sobre a moradia, está sendo adiado por 90 dias por muitas prefeituras, principalmente de regiões turísticas e diretamente afetadas pela pandemia. Para saber se o seu município tomou essa medida, procure o site da prefeitura de sua cidade.

>INSS revela os benefícios da mudança: Aposentados já podem trocar recebimento do dinheiro para conta-corrente

IPVA: a suspensão da cobrança do IPVA não é consenso entre os Estados. No Mato Grosso, por exemplo, o imposto dos veículos com placas finais 4, 5, 6 e 7 foi suspenso por 60 dias. Já o Governo do Estado de São Paulo vai ampliar o prazo para protestar dívidas de impostos em atraso por 90 dias para pessoas físicas e jurídicas, mas não pretende isentar ou adiar a cobrança do IPVA. Na prática, a pessoa deve pagar, mas se precisar atrasar, terá um fôlego para quitar a dívida antes de ser protestada. A recomendação é consultar o site oficial do governo de seu estado antes de decidir sobre o pagamento de seus tributos.

>INSS alerta aposentados e pensionistas sobre riscos: veja quatro dicas

Negocie as demais contas

Como a epidemia atinge a todos, os contratos particulares como aluguéis, mensalidades escolares, academias, serviços de beleza, entre outros, podem e devem ser negociados. A recomendação do PROCON é usar o bom senso e a responsabilidade de ambas as partes, para buscar uma relação de ganhos para os envolvidos.

O foco agora é segurar o caixa pelo maior tempo possível, por isso, não tenha medo de pedir um fôlego financeiro neste momento, parcelar os pagamentos e alongar ao máximo seus compromissos, até que tudo volte ao normal. Você pode combinar de seguir pagando uma taxa mínima para garantir o funcionamento do serviço e acertar os débitos ou acessar outros serviços depois que a epidemia passar.

>Veja datas para sacar grana extra da revisão para quase 500 mil aposentados do INSS

Quem costuma pagar em dia terá mais facilidade e contará com maior confiança dos fornecedores para negociar suas pendências. A dica é não esperar a conta atrasar para ver o que fazer depois. Antecipe-se, procure o proprietário do imóvel ou prestador de serviço para dialogar, colocar as cartas na mesa e buscarem, juntos, uma solução que caiba no seu bolso e não prejudique tanto o bolso do outro.

Comentários estão fechados.