Aprenda a dar adeus às dores musculares usando alecrim, vinagre e pimenta

Aprenda a dar adeus às dores musculares usando alecrim, vinagre e pimenta
Aprenda a dar adeus às dores musculares usando alecrim, vinagre e pimenta

Aprenda a dar adeus às dores musculares usando alecrim, vinagre e pimenta

Contraturas e dores musculares são nosso pão de cada dia, mesmo antes da pandemia. Talvez pela má postura, pela nova rotina de exercícios, porque trazemos de volta o cansaço ou a tensão acumulada. A verdade é que as razões são desnecessárias, mas os remédios nem sempre. E embora não seja uma doença grave, tende a afetar a qualidade de vida e o nosso bem-estar. Acima de tudo, porque o não atendimento pode até reduzir a nossa mobilidade.

Uma contratura é, como o próprio nome diz, uma contração contínua e involuntária do músculo ou de uma de suas fibras, que faz com que o músculo fique em tensão constante indefinidamente. É uma lesão muito comum, não só entre os atletas e pode nos impedir de fazer certos movimentos normalmente com algum tipo de dor, mas é importante identificar quando é e quando se trata de outras lesões para remediá-las.

>>Que dieta uma pessoa com Covid-19 pode seguir?

Como você sabe o que é uma contratura?

Regularmente há três momentos em que podemos identificá-los de acordo com sua origem: Durante o esforço , quando fazemos exercícios, quando o esforço é excessivo , por dureza ou falta de treinamento , o corpo não purga os metabólitos do sangue torrente e causa dor e inflamação; Após um esforço, quando o músculo foi submetido a um grande trabalho, não consegue voltar ao estado de relaxamento e residual , o que significa que após uma lesão grave, mesmo que a lesão principal esteja curada, os músculos circundantes permanecem contraído.

Existem alguns alimentos que, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, podem ajudar a curar ou pelo menos a relaxar a dor de desconfortos como estes, embora nunca substituam uma visita oportuna ao médico para descartar qualquer outra doença. Então você pode escolher qualquer uma dessas opções, mas é sempre uma boa ideia consultar ou compartilhar com seu médico para que se por algum motivo não funcionar para você, ele possa lhe dar um tratamento adequado.

>>Aprenda a limpar suas panelas e deixa-las como novas com esses truques simples

Alecrim

Esta planta está em muitas listas de remédios devido às propriedades e versatilidade que a caracterizam. Entre as suas utilizações externas, ajuda a atenuar as dores musculares pelo facto de ser um anti-inflamatório natural e relaxante, quer em óleo quer em álcool, aplicado nas costas, ombros, braços ou pernas. Geralmente é usado especialmente após lesões como contraturas, entorses ou distensões, torcicolo, dor no pescoço, etc.

Ingredientes

  • 30 g de alecrim
  • 450 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Prepare uma mistura de 30 g de alecrim em uma jarra com água fervente, tampe e deixe em infusão por 30 minutos.
  2. Umedeça um pano na mistura de água e folhas de alecrim e aplique na área afetada 2 ou 3 vezes ao dia.

>>Bolinhos de bacalhau, umas das receitas mais tradicionais na Páscoa

Vinagre de maçã

Esta é outra das soluções ancestrais que existem para várias situações e principalmente para dores musculares, é o vinagre de maçã, que misturado com água quente ou morna pode atuar como um anti-inflamatório natural contra lesões como entorses, distensões ou luxações. O vinagre ajudará a soltar os músculos, desde que você os exponha corretamente a esse remédio.

Ingredientes

  1. Uma banheira de água grande o suficiente para caber na sua articulação e que requer o remédio.
  2. 2 xícaras de vinagre de maçã

Modo de preparo

  1. Esvazie as 2 xícaras de vinagre na banheira de água quente
  2. Descanse seu baseado lá por uma hora

Pimenta moída

A pimenta moída é provavelmente um tempero subestimado, como um remédio caseiro para aliviar o desconforto muscular. No entanto, é bastante eficaz. Possui propriedades anti-inflamatórias e atua como relaxante muscular poderoso no tratamento de qualquer lesão.

>>7 alimentos que o ajudarão a combater a queda excessiva de cabelo

Ingredientes

  • 100g de pimenta-do-reino moída
  • Óleo de bebê

Modo de preparo

Combine os dois ingredientes em um frasco, borrife um pouco em sua mão e massageie a área muscular afetada.