Aprenda a fazer o melhor desinfetante para limpeza com vinagre branco

Aprenda a fazer o melhor desinfetante para limpeza com vinagre branco
Aprenda a fazer o melhor desinfetante para limpeza com vinagre branco – Reprofução

Aprenda a fazer o melhor desinfetante para limpeza com vinagre branco. O vinagre pode ser utilizado como desinfetante – contudo há certos elementos a ter em conta, conforme explica um artigo publicado na revista norte-americana Women’s Health.

“O vinagre tem atividade desinfetante”, explica Alan Taege, MD, especialista em doenças infecciosas da Cleveland Clinic. “Vinagre é o ácido acético, que tem a capacidade de destruir bactérias e vírus”. Contudo, Taege refere: “muitos desinfetantes comerciais provavelmente são mais eficazes”.

> 7 alimentos usados no lugar dos produtos de limpeza que dão resultados incríveis

Apesar de ainda existirem poucas provas científicas quanto à eficácia do vinagre como desinfetante, a verdade é que alguns estudos constataram que o vinagre possui propriedades altamente antibacterianas.

Sobretudo quando se trata de matar bactérias nos alimentos durante a sua preparação, aponta a revista. Um estudo em concreto apurou que soluções ou compressas de vinagre podem realmente ter esse efeito. Diminuindo a presença de bactérias como a Salmonella, quando usados no mínimo durante 15 minutos.

> Produtos de limpeza caseiros são melhores para limpeza – Aprenda fazer

Melhor vinagre para desinfetar

“A forma mais comumente usada seria o vinagre branco”, aconselha Taege. Isso ocorre porque o vinagre branco tende a ser o mais ácido, entre 4 a 7% de ácido acético.

Enquanto os vinagres de sidra e vinho costumam estar mais próximos de 5 a 6% de ácido acético. Mas, tal não quer dizer que outros tipos de vinagre não sejam úteis. “Outros podem trabalhar porque também têm ácido acético”, acrescenta, mas podem ser menos eficazes.

> Formas diferentes de limpar o sofá com vinagre e facilitar a limpeza

Como criar a sua própria solução desinfetante com vinagre

De acordo com informações divulgadas pela Women’s Health, a National Sanitation Foundation (NSF) diz que deve combinar vinagre com água em uma solução 1:1.

O vinagre pode ser usado em superfícies como vidros, janelas, paredes, armários, no chão, pias, exaustores e cafeteiras. Mas não deve ser usado em superfícies como pedra natural, madeira encerada, ferro fundido ou alumínio.

> 5 truques para limpar a cozinha que as donas de casas não imaginam

Fonte: Notícias ao minuto