Aprenda a fazer uma árvore de Natal com massa folhada e Nutella

Aprenda a fazer uma árvore de Natal com massa folhada e Nutella
Aprenda a fazer uma árvore de Natal com massa folhada e Nutella

Aprenda a fazer uma árvore de Natal com massa folhada e Nutella

Quem diria que com apenas 5 ingredientes conseguiríamos preparar esta linda árvore de Natal feita de massa folhada recheada com chocolate?

E é que essa delícia é tão fácil de fazer que em apenas meia hora você poderá saborear uma sobremesa espetacular e perfeita para o Natal. Além disso, as crianças podem te ajudar a fazer isso, então além de aprender a cozinhar vocês podem se divertir juntos.

Se quer surpreender todos os seus convidados na véspera de Nata ou Réveillon aprenda agora a fazer uma árvore de massa folhada com creme de cacau.

>>Essa sobremesa de morango com chocolate vai te conquistar

O que você precisa:

  • 2 folhas de massa folhada
  • 1 frasco de creme de cacau tipo Nutella
  • Um ovo
  • 1 punhado de açúcar de confeiteiro, branco ou marrom (opcional)
  • Estrelas coloridas comestíveis para decorar (opcional)

>>Como preparar um delicioso lombo ao molho de laranja para o Natal

Como fazer:

1- Espalhe uma das folhas de massa folhada (sem retirar o papel vegetal que acompanha) em uma assadeira. Você pode comprar uma folha com formato arredondado ou retangular mas, neste caso, recomendo que seja melhor retangular porque você vai sobrar menos massa e a massa folhada e a árvore de Nutella ficarão maiores. Caso prefira fazer você mesmo, recomendo esta receita fácil de massa folhada.

Dica: se a massa não vier com papel manteiga, você terá que forrar a assadeira com papel manteiga.

2- Espalhe toda a massa folhada com Nutella. Você pode fazer isso com uma colher de sopa ou com a ajuda de uma escova de cozinha.

3- Coloque a segunda folha de massa folhada por cima, tendo o cuidado de alinhar bem as duas, porque depois de colocadas será muito difícil retirá-las e voltar a colocá-las sem sujar tudo.

4- Com uma faca ou cortador de massa, recorte a forma de uma árvore de Natal (abeto) formando uma espécie de triângulo isósceles. Reserve os restos de massa porque com eles faremos várias estatuetas para a árvore de Natal com massa folhada e Nutella.

5- Corte diagonalmente para baixo sem atingir o meio, deixando um espaço no centro que irá simular o tronco da árvore de massa folhada, com cerca de 5 ou 6 cm de largura mais ou menos.

Dica: quanto mais estreito for o corte, mais ramos terá o abeto e a Nutella.

6- Enrole os galhos da árvore em volta deles, fazendo cachos e, com a massa que sobrar, recorte uma estrela para colocar em cima e várias flores de tamanhos diferentes para enfeitar os galhos e o tronco. Você também pode rasgar um pouco a área central do triângulo para torná-lo mais parecido com uma tora de madeira ou mesmo colocar algumas tiras onduladas de sobras de massa no meio, como eu fiz. Tudo é questão de imaginação, por isso decore a sua árvore de Natal com chocolate e massa folhada ao seu gosto.

Dica: você pode usar moldes de formatos diferentes se os tiver para fazer as estatuetas decorativas.

7- Pré-aqueça o forno a 200 ºC, bata o ovo e pincele toda a superfície para que quando assar fique bem dourado. A massa folhada de Natal está quase a chegar!

8- Coloque a sobremesa no forno por cerca de 12-15 minutos (cada forno é diferente) a 200 ºC, observando para ver quando está bem dourada.

9- Ao tirar do forno, deixe esfriar sobre uma gradinha. Agora você pode decorar se quiser polvilhando um pouco de açúcar de confeiteiro ou colocando em cima algumas estrelas coloridas comestíveis como eu fiz.

10- Desfrute da sua árvore de Natal com massa folhada recheada com chocolate assim que estiver à temperatura ambiente.

>>Biscoito de amido de milho e chocolate delicioso e fácil de fazer

Veja mais