Aprenda a impugnar resultado do cadastro do auxĂlio emergencial


Aprenda a impugnar resultado do cadastro do auxĂlio emergencial.
A vice-presidente de Governo da Caixa EconĂ´mica Federal, Tatiana ThomĂ©, apresentou um tutorial sobre os procedimentos que o cidadĂŁo deve seguir para contestar pedidos negados ou retificar informações do auxĂlio emergencial.
As pessoas que tiveram o pedido de auxĂlio emergencial considerado inconclusivo devem fazer um novo cadastro no site ou no aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial. Aprenda a (contestar) impugnar o resultado do seu pedido.
Segundo a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana ThomĂ©, o pedido de novo cadastro deve ser preenchido em duas situações: quando o requerimento Ă© considerado inconclusivo (quando o cadastro nĂŁo consegue ser avaliado) ou quando o benefĂcio Ă© negado. Nos dois casos, o usuário pode corrigir informações mais de uma vez, mas a análise e a liberação do benefĂcio depende da Dataprev, estatal de tecnologia que verifica as informações em 17 bases de dados.
>Caixa abre neste sábado quem quiser sacar o auxĂlio emergencial
Quem teve o benefĂcio negado, mas discordou dos motivos, pode contestar a análise no site ou no aplicativo da Caixa. Nesse caso, nĂŁo Ă© possĂvel corrigir os dados. Apenas confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise. Diferentemente da apresentação de um novo pedido, a contestação sĂł pode ser pedida uma vez.
Por que o cadastro foi considerado inconclusivo?
A vice-presidente da Caixa apresentou a lista dos principais motivos pelos quais o cadastro Ă© considerado inconclusivo. Entre as razões, estĂŁo a marcação como chefe de famĂlia sem indicação de parentes, nĂŁo ter informação de sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou sexo masculino numa base e feminino em outra) e incorreção no nĂşmero do Cadastro de Pessoas FĂsicas (CPF) ou da data de nascimento de pessoas da famĂlia.
>Compras com auxĂlio emergencial já podem ser pagas com celular: saiba como fazer
TambĂ©m aparecem como motivos a informação de membros da famĂlia com indicativo de morte e usuários que declararam membros da famĂlia no primeiro pedido e nĂŁo declararam no segundo ou declararam nĂŁo ser chefes de famĂlia no primeiro pedido e informaram sustentar a famĂlia no segundo cadastro.
Como faço para saber o resultado da minha solicitação do AuxĂlio Emergencial?
1Âş passo: Acesse aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial ou site e clique em “Acompanhe sua solicitação”;
2Âş passo: Preencher nome, data de nascimento, CPF e nome da mĂŁe;
Caso o auxĂlio nĂŁo seja aprovado, será apresentado ao cidadĂŁo o motivo. Se discordar, pode fazer nova solicitação (para corrigir informação) ou contestar o resultado.
Para corrigir informações já cadastradas, basta clicar em “Nova solicitação” e preencher os dados.
>Mulher descobre que está morta ao ter auxĂlio emergencial negado
Como faço para contestar motivo de cadastro não aprovado?
1Âş passo: Acesse aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
2Âş passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mĂŁe;
3Âş passo: Clique em “Contestação” e confirmar que quer fazer a contestação. A contestação sĂł pode ser feita apenas uma vez. SerĂŁo apresentados os motivos da nĂŁo aprovação;
4º passo: Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
5º passo: Envie contestação vai pra análise.
O cidadão pode acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site. Basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.
>PolĂticos iniciam discussĂŁo sobre prorrogação do auxĂlio emergencial
O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo?
1Âş passo: Acesse aplicativo Caixa AuxĂlio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;
2Âş passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mĂŁe;
Aparecerá lista dos prováveis motivos do cadastro estar inconclusivo.
3º passo: Fazer nova solicitação.
Aguardar a avaliação da Dataprev. Para consultar a resposta, basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.