Aprenda a limpar suas panelas e deixa-las como novas com esses truques simples

Aprenda a limpar suas panelas e deixa-las como novas com esses truques simples
Aprenda a limpar suas panelas e deixa-las como novas com esses truques simples. Foto: Freepik

Aprenda a limpar suas panelas e deixa-las como novas com esses truques simples

Limpar a panela não é uma coisa fácil quando não estamos acostumados a evitar que a sujeira grude em nossos utensílios de cozinha favoritos, porque acredite ou não, a limpeza começa antes mesmo de lavá-los. A primeira coisa é reconhecer que tipo de panela você tem , visto que a maioria já possui material antiaderente, mas existem algumas que são feitas de outros materiais.

Quando as panelas são antiaderentes, a melhor maneira de cuidar delas consiste em detalhes como não usar colheres ou colheres de metal , evitar submetê-las a mudanças bruscas de temperatura , usar lava-louças ou evitar o uso de instrumentos de limpeza de fibra ou metal para lava-los, pois podem danificar o material e prejudicar sua limpeza no futuro.

>>Bolinhos de bacalhau, umas das receitas mais tradicionais na Páscoa

Cuidar das panelas faz parte da limpeza, mas se o estrago já foi feito e você deseja tirar a sujeira desses utensílios para deixá-los como novos, então compartilhamos alguns truques simples para que suas panelas fiquem como novas.

Dicas para limpar suas panelas

Bicarbonato de sódio, água e esponja

Quando a gordura estiver bem incrustada, acrescente uma boa quantidade de bicarbonato de sódio , suficiente para cobrir toda a base e a parte onde está a gordura, acrescente um pouco de água , o suficiente para umedecê-la e deixe descansar por algumas horas . Após um tempo esfregue com uma esponja e enxágue com água fria, você notará a diferença.

>>Tonifique os músculos e acelere o metabolismo com essas bebidas refrescantes

Bicarbonato de sódio, água e vinagre

Outro bom truque é adicionar meia xícara de vinagre branco com água suficiente para cobrir a gordura grudada na panela, adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e levar ao fogo alto para ferver. Espere 10 minutos, depois deixe esfriar até a temperatura ambiente e lave com uma esponja, a sujeira terá desaparecido completamente.

Ferva água, bicarbonato de sódio e vinagre

É muito parecido com a dica anterior, embora nesta, a primeira coisa seja colocar água para tampar a panela, espere ferver por 5 minutos, depois adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre branco, espere para ferver novamente e deixe mais 10 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e lave normalmente.

>>2 pratos fáceis que você pode fazer utilizando atum em lata

Bicarbonato de sódio, vinagre e esponja de metal

Esta dica é útil para panelas que não possuem Teflon ou, para peças de metal que não sejam danificadas pelo entalhe com a esponja de metal, como a alça ou o fundo.

Misture 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio a 2 colheres de vinagre branco e faça uma pasta. Calce as luvas e espalhe o macarrão na sujeira da panela, deixe repousar nessa mistura por 15 minutos e depois corte com uma esponja de metal embebida em vinagre , esfregue com força para soltar a sujeira, depois enxágue com água fria.

Previna ao invés de se arrepender

Como dissemos antes, é melhor prevenir danos. Se você comprar ou for comprar uma nova frigideira, certifique-se de que ela seja de boa qualidade . Nunca use utensílios para cozinhar ou limpar suas panelas com metal ou fibra , pois isso danifica o material antiaderente. Lave apenas com uma esponja e se a gordura for muito pegajosa, adicione água e espere ferver por 5 minutos para que o restante amoleça e seja mais fácil de limpar as panelas.

>>5 dicas para remover o excesso de gordura de seus pratos e preparações

Finalmente, mesmo que você ache que é melhor aproveitar a temperatura quente da panela ao terminar de cozinhar para lavá-la, isso danifica o seu material. Espere esfriar antes de lavá-lo .

Crie uma camada protetora

Para evitar que os alimentos grudem na panela, você pode criar uma camada protetora colocando a panela limpa em fogo médio-alto, quando estiver quente adicione sal suficiente para cobrir o fundo da panela, deixe escurecer e depois retire do fogo, descarte o sal e limpe-o com um pano limpo e seco , para evitar que os alimentos grudem no futuro.