Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Aulas semipresenciais do ensino médio da rede estadual começam nesta segunda-feira

Aulas semipresenciais do ensino médio da rede estadual começam nesta segunda-feira
Aulas semipresenciais do ensino médio da rede estadual começam nesta segunda-feira

Aulas semipresenciais do ensino médio da rede estadual começam nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (26) os alunos do ensino médio da rede estadual de ensino começarão a ter aulas semipresenciais. O retorno foi programado para acontecer com as turmas divididas pela metade, dando seguimento ao protocolo de manter 50% da capacidade das salas de aula.

A decisão foi comunicada na semana passada pelo Governador Rui Costa e publicada, no Diário Oficial do Estado. De acordo com a publicação, as aulas do ensino fundamental devem retornar em 15 dias, no dia 9 de agosto.

>>Bolsa Família: confira quem pode sacar o benefício nesta segunda-feira

Como será a divisão de aulas:

A programação das aulas foi dividida pela Secretaria de Educação do Estado- SEC da seguinte forma: o primeiro bloco será formado por alunos com nomes iniciados entre as letras ‘A’ e ‘I’; e o segundo, de ‘J’ a ‘Z’. Cada escola poderá ajustar a escala de acordo com a realidade das classes.

As unidades deverão programar as aulas de modo que, enquanto metade dos alunos participe das atividades presenciais, a outra parte desenvolva trabalhos remotos, mantendo a mesma carga horária e em dias alternados para cada turma.

Sobre a alternância, a SEC definiu que será feita entre os dias da semana e entre as semanas. Por exemplo: na semana 1, metade da turma terá aula na escola segunda, quarta e sexta-feira, enquanto a outra metade terá na terça, quinta e sábado. Na semana 2, a ordem se inverte

Qual o critério de retomada?

O critério adotado para a autorização foi a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em percentual igual ou menor a 75%, por pelo menos cinco dias consecutivos.

>>Bahia: estudantes da rede estadual terão uma refeição a mais com aulas semipresenciais

Quais as regras para retomada?

Em um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, o governo determina que as atividades letivas devem respeitar a ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula. Além disso, profissionais e estudantes têm que atender aos protocolos sanitários. São eles:

  • Uso obrigatório de máscaras;
  • Distanciamento de ao menos 1,5 metro entre as pessoas;
  • Disponibilização de álcool gel a 70% em quantidade compatível à estrutura e número de circulantes na instituição de ensino;
  • Higienização, por turno, das áreas de uso frequente, como corredores, maçanetas, bibliotecas, salas de aula e salas administrativas;

Impasse entre Professores e Governo

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) afirma que os profissionais só retornarão às salas quando a categoria estiver imunizada em duas doses, o que deve acontecer a partir do mês de setembro.

Já governador Rui Costa informou que, quem não retornar às escolas para o ensino híbrido, terá corte salarial dos dias não trabalhados.

>>Olimpíadas: Rayssa Leal conquista medalha de prata no skate street

Comentários estão fechados.