AuxĂlio emergencial some de conta digital: saiba o que fazer
AuxĂlio emergencial some de conta digital: saiba o que fazer.
ApĂłs alguns beneficiários do auxĂlio emergencial alegarem que o dinheiro da segunda parcela teria sumido da poupança digital da Caixa, o banco explicou atravĂ©s de uma transmissĂŁo ao vivo nas redes sociais, na segunda-feira (01), o que teria acontecido. De acordo com presidente da instituição, Pedro GuimarĂŁes, provavelmente o valor foi transferido automaticamente para outra conta do titular, cadastrada para recebimento da primeira parcela do auxĂlio.
Durante uma live feita pela Caixa na segunda-feira, uma beneficiária, que se identificou apenas como Isabel, contou que o dinheiro que recebeu havia sumido. A partir daĂ, muitas outras pessoas foram Ă s redes sociais fazendo a mesma reclamação.
Para evitar uma superlotação das agĂŞncias, a Caixa decidiu bloquear as transferĂŞncias, ou mesmo saques, atĂ© o dia 30 de maio. Sendo assim, atĂ© a data, o dinheiro ficou disponĂvel apenas na conta virtual para pagamentos de boletos e compras por meio do cartĂŁo de dĂ©bito digital. No dia seguinte, com a liberação, o saldo restante foi deslocado para conta informada pelo cidadĂŁo no momento do cadastro. Dessa forma, o beneficiário deve conferir se a quantia está disponĂvel em suas demais contas bancárias.
“Para aqueles que nĂŁo tinham conta em banco nenhum, [o saldo] continua na conta digital. Para os 10 milhões que já tinham contas [na Caixa ou em outros bancos], esse dinheiro foi depositado nessas contas”, explicou GuimarĂŁes.
Na tentativa de ter acesso ao dinheiro antes do dia 30, apesar do impedimento de saques e transferências, o cantor Vitor Súnega, de 26 anos, acreditou ter encontrado a solução perfeita. Por ser cliente do banco digital Nubank, que oferece a possibilidade de gerar boletos para cobrar terceiros, gerou um boleto em seu próprio nome e tentou efetuar o pagamento através do aplicativo Caixa Tem. Sem sucesso, resolveu esperar o prazo. Não contava, porém, que o dinheiro iria sumir de sua conta.
— O pagamento consta como feito, mas o dinheiro desapareceu da Caixa e não está no Nubank. Já olhei diversas vezes e não sei onde pode ter ido parar! — lamentou.
Questionada pela reportagem, a Caixa informou que o pagamento do boleto emitido por Súnega não foi liquidado, que a operação foi estornada e que o crédito deve retornar à conta de origem em alguns dias. O cliente pode fazer o acompanhamento pelo próprio aplicativo Caixa Tem.
Em relação aos demais casos, em que o auxĂlio emergencial sumiu da conta sem nenhuma ação do titular, a Caixa disse que “os recursos sĂŁo enviados da Poupança Social Digital para a conta de destino conforme calendário de saque divulgado”. Ainda esclareceu que essa operação de transferĂŞncia e crĂ©dito realizada pelo banco de destino pode levar de 1 a 2 dias.