Banco Central vai permitir estorno de dinheiro em caso de fraudes com o Pix

Banco Central vai permitir estorno de dinheiro em caso de fraudes com o Pix
Banco Central vai permitir estorno de dinheiro em caso de fraudes com o Pix. Foto: Divulgação

Banco Central vai permitir estorno de dinheiro em caso de fraudes com o Pix

Para reduzir os impactos das fraudes usando o Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central do Brasil (BC) que permite transações 24 horas por dia e sete dias por semana, o BC anunciou novidades que pretende incorporar a possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora.

A função seria em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes e está prevista para o quarto trimestre de 2021.

>>Diversos cursos gratuitos e com certificação são ofertados em plataformas online

A medida é importante porque criminosos têm se aproveitado da nova tecnologia para, através de técnicas de engenharia social, se apossarem de rendimentos de terceiros. Uma outra medida para impedir golpes, a qual já está em vigor, é o ajuste do valor máximo das transferências realizadas por dia.

>>Facebook testa fusão entre Messenger e WhatsApp

O cliente consegue reduzir o limite diretamente pelos aplicativos das instituições bancárias. Já os aumentos precisam ser avaliados pelos bancos.

Além disso, o saque por meio do Pix irá se tornar realidade ainda no segundo semestre, o que pode promover maior competição no sistema financeiro nacional.

>>SAMU 192 fica fora do ar e demandas passam a ser atendidas pelo 190

Veja mais