Banheiro: confira 9 hábitos perigosos que você deve evitar

Banheiro: confira 9 hábitos perigosos que você deve evitar
Banheiro: confira 9 hábitos perigosos que você deve evitar

Banheiro: confira 9 hábitos perigosos que você deve evitar

Os perigos no banheiro estão relacionados à proliferação de fungos e bactérias oriundos da umidade e dos coliformes fecais, além do risco de contrair uma doença contagiosa com a qual alguém da casa ou visitante esteja infectado. Descubra como cuidar e como usar o banheiro para prevenir problemas de saúde.

1. Usar toalhas de pano para secar as mãos e o rosto

Para secar as mãos e o rosto, é mais higiênico ter toalhas de papel. Claro, eles podem custar mais do que toalhas de pano, mas não coletam umidade ou fluidos da boca e do nariz de uma pessoa doente. Se preferir toalhas de pano, troque-as todos os dias.

>>3 máscaras faciais caseiras para seu tratamento diário de beleza

2. Deixar a janela sempre fechada

O banheiro e o lavabo (de um banheiro sem ducha) devem ter uma janela sempre aberta para ventilar, mantendo o ambiente seco e fresco, livre de fungos e bactérias. Este conselho é mais importante para o banheiro, devido à umidade do chuveiro, do que para o vaso sanitário.

3. Tomar banho descalço

A menos que o piso do banheiro seja limpo e desinfetado todas as semanas, é uma boa ideia usar chinelos de borracha durante o banho. Se você tomar banho fora de casa, use sempre chinelo, pois o piso do chuveiro acumula fungos e bactérias, além de poder acumular larvas de mosquitos.

>>3 remédios caseiros para te ajudar a ter sobrancelhas grossas

4. Dar descarga com a tampa levantada

Este é um erro grave, não importa quantas pessoas o cometam. Quando você dá descarga com a tampa do vaso sanitário aberta, você não pode ver a olho nu, mas milhares de coliformes fecais estão espalhados pelo vaso sanitário, paredes, chão e qualquer coisa que esteja dentro de um raio de pelo menos um metro.

5. Deixar os brinquedos de borracha no banheiro

Isso é para aqueles com crianças pequenas que tomam banho com brinquedos de borracha. Após cada banho, é muito importante retirar todos os brinquedos da água, sacudi-los bem e colocar para secar. Caso contrário, os fungos se acumularão dentro do brinquedo, o que pode causar uma infecção grave em seu filho.

>>Combata a queda do cabelo com este tônico caseiro

6. Você coloca suas escovas de dente na pia

As escovas de dente só podem ser colocadas sobre a pia quando estiverem bem afastadas do vaso sanitário. Caso contrário, mesmo que você lave com a tampa para baixo, coliformes fecais podem cair sobre as escovas. É melhor sacudi-los bem após o uso e deixar no armário, de preferência sem aquelas capas protetoras, pois sufocam a umidade e podem gerar fungos.

7. Dar descarga após lavar as mãos

Ao usar o banheiro, a última coisa que você deve fazer é lavar as mãos. Se você fizer isso antes do enxágue, terá bactérias em suas mãos, porque mesmo se você tomar cuidado, sempre haverá bactérias no banheiro. Por isso, jamais deixe para fazer qualquer outra coisa no banheiro depois de lavar as mãos

>>6 sinais que seu corpo envia quando a imunidade está baixa

8. Usar sabão em barra

Pelo mesmo motivo da toalha facial de pano, o sabonete em barra deve ser evitado. Dessa forma, é melhor que você opte pelo sabonete líquido no banheiro, para que ninguém tenha contato com possíveis germes das mãos e rosto de outra pessoa.

9. Deixar sujeira acumulada no rejunte piso

Com o tempo e a umidade, colônias de fungos se formarão, principalmente dentro da tela. Essas colônias formam manchas escuras, chamadas de lodo, e podem ser fonte de contaminação e desenvolvimento de doenças respiratórias.

>>Unhas fracas: resolva esse problema com este tratamento caseiro

Veja mais