Beber café antes do exercício pode ajudar a queimar gordura mais rápido

Beber café antes do exercício pode ajudar a queimar gordura mais rápido
Beber café antes do exercício pode ajudar a queimar gordura mais rápido. Foto: Shutterstock

Beber café antes do exercício pode ajudar a queimar gordura mais rápido

Tomar café antes do exercício, pelo menos meia hora antes, ajuda no aumento notável da queima de gordura, principalmente se for feito à tarde. Há algum tempo se soube que consumir cafeína ajudava muito neste tipo de ocasião e agora está provado que de fato, se você quer emagrecer mais rápido, o café é perfeito para isso e pode se tornar seu grande aliado.

>>Quer perder peso e fortalecer suas defesas? Experimente este suco verde

De acordo com a publicação no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, o estudo realizado por cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (México), foi verificar se o consumo de cafeína beneficia a queima de gordura.  Participaram deste estudo 15 homens com média de idade de 32 anos cujo objetivo principal era realizar um teste ergométrico, quatro vezes em intervalos separados por sete dias. Os homens ingeriram 3mg de cafeína ou um placebo às 8h00 e 17h00, e cada sujeito completou os testes para todas as quatro condições em ordem aleatória.

>>Descubra os benefícios que o chocolate amargo traz para a saúde

Os resultados mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes da realização de um teste de exercício aeróbio aumentou a oxidação máxima de gordura durante o esforço físico, independentemente do tempo em que foi realizado. O que tem ficado curioso com esses testes é que também notaram o impacto que a rotina de jejum poderia ter , ou seja, a questão da prática de exercícios antes da primeira refeição, o que beneficiaria muito mais do que a questão da ingestão de cafeína.

>>Dicas para economizar água e evitar desperdícios na cozinha

O estudo revelou que a cafeína aumentou a oxidação de gordura durante os exercícios matinais de forma semelhante à observada sem a ingestão de cafeína à tarde. Eles também sugerem que a combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios aeróbicos de intensidade moderada à tarde fornecem o melhor cenário para pessoas que buscam aumentar a oxidação de gordura durante a atividade física.

>>Água de melancia com hortelã; conheça os benefícios dessa bebida fresca

Esta não seria a primeira vez que um estudo descobriu que o café é uma ferramenta ideal para combater a gordura corporal . Em 2019, cientistas da Universidade de Nottingham descobriram que tomar uma xícara de café pode estimular a “gordura marrom” , que é responsável pelo controle das gorduras e que era fundamental para a prevenção da obesidade e do diabetes. Portanto, poderíamos dizer que não só tem um efeito positivo na queima de gordura, mas também nos problemas de saúde de uma forma diferente.

Veja mais