

Bolsonaro diz que ajuda argentina para a Bahia sairia muito cara pra o Brasil
Após polêmica sobre negativa de ajuda oferecida pela Argentina para ajudar as cidades atingidas pelas chuvas na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (30), para falar sobre o assunto.
Em postagem publicada no Twitter o presidente disse que o auxílio da Argentina não é necessário no momento. Na primeira postagem Bolsonaro falou sobre o tipo de ajuda oferecida pelo país vizinho.
“Em contato com o Itamaraty, a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens (“capacetes brancos”) para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.
Já na postagem sequente, o presidente comentou que a ajuda da Argentina sairia muito cara pra o Brasil.
“O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros da Marinha e Exército”. comentou Bolsonaro na postagem.
O pedido de autorização para a missão estrangeira foi feito pelo governador Rui Costa, na tarde de quarta (29). A negativa partiu por meio do Ministério das Relações Exteriores.
Vale Salientar, que mais de 629 mil pessoas são afetadas pelas chuvas na Bahia, e 91.258 estão desabrigadas ou desalojadas. Ao todo, 136 cidades baianas estão em situação de emergência e 24 mortes foram registradas até o momento.
O presidente, que está de férias em Santa Catarina, informou ainda que o governo federal está aberto a ajuda e doações internacionais.
Veja postagem:
>>Governo federal dispensa ajuda humanitária da Argentina à Bahia