Brasil condena violĂȘncia nas fronteiras com a Venezuela


O governo brasileiro, em nota, condenou os episĂłdios de violĂȘncia registrados nas fronteiras do Brasil e da ColĂŽmbia com a Venezuela. O comunicado foi divulgado pelo MinistĂ©rio das RelaçÔes Exteriores nas primeiras horas de hoje (24). Para o governo brasileiro, os atos caracterizam âo carĂĄter criminoso do regime [do presidente NicolĂĄs] Maduroâ e um âbrutal atentado aos direitos humanosâ.
âO governo do Brasil expressa sua condenação mais veemente aos atos de violĂȘncia perpetrados pelo regime ilegĂtimo do ditador NicolĂĄs Maduro, no dia 23 de fevereiro, nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a ColĂŽmbia, que causaram vĂĄrias vĂtimas fatais e dezenas de feridosâ, diz a nota.
No documento, o Itamaraty apela para que todos os paĂses reconheçam Juan GuaidĂł como governo legĂtimo.
âO Brasil apela Ă comunidade internacional, sobretudo aos paĂses que ainda nĂŁo reconheceram o Presidente encarregado Juan GuaidĂł, a somarem-se ao esforço de libertação da Venezuela, reconhecendo o governo legĂtimo de GuaidĂł e exigindo que cesse a violĂȘncia das forças do regime contra sua prĂłpria populaçãoâ, diz o texto.
Na nota, o governo brasileiro ressalta que o uso da força contra o povo venezuelano, que vive um momento de profunda crise humanitĂĄria, Ă© inadmissĂvel.
âO uso da força contra o povo venezuelano, que anseia por receber a ajuda humanitĂĄria internacional, caracteriza, de forma definitiva, o carĂĄter criminoso do regime Maduro. Trata-se de um brutal atentado aos direitos humanos, que nenhum princĂpio do direito internacional remotamente justifica e diante do qual nenhuma nação pode calar-se.â