Cabeleireira ensina a usar shampoo para lavar o cabelo corretamente

Cabeleireira ensina a usar shampoo para lavar o cabelo corretamente

Lavar o cabelo é um hábito que muitos fazem até diariamente, embora não seja recomendado por especialistas. E embora acreditemos que seja um ato simples de realizar, ele tem seus truques e, não apenas acreditamos que consiste em aplicar o shampoo e condicionador ou máscara, e depois enxaguar com água morna. Embora, se você realmente quer que seu cabelo pareça limpo, saudável e brilhante, talvez você deva anotar a proposta da usuária do Twitter @FelicityNicole, uma cabeleireira.

A seguir, contamos os melhores segredos que a cabeleireira profissional destacou e que compartilha com milhares de seguidores.

Como usar o shampoo corretamente

A primeira e mais importante coisa que deve fazer é escolher um bom shampoo, adaptado ao nosso tipo de cabelo e às suas necessidades específicas (mais oleoso, mais fino, mais comprido…). Ao lavar o cabelo, temos que aplicar o shampoo duas vezes em vez de uma vez . Por quê? De acordo com o cabeleireiro, na primeira aplicação o que fazemos é limpá-lo do acúmulo de sujeira e de toda a oleosidade. Então, com o segundo, o shampoo cumpre sua função: anticaspa, alisamento, brilho…

O ideal é aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo, sem deixar os cabelos emaranhados com as mãos. Depois quando enxaguamos o shampoo ele já escorre pelo meio e pelas pontas. O próximo passo é aplicar o condicionador, apenas do meio para as pontas. Podemos usar os dedos para desembaraçar o cabelo enquanto o condicionador funciona.

Já existem vários usuários que afirmam ter seguido o conselho do cabeleireiro , e dizem que o cabelo está muito mais bonito do que antes.

Qual é o melhor shampoo para o nosso cabelo

Escolher um bom shampoo é exatamente o mesmo que usá-lo: parece muito fácil, mas na verdade não é. Claro, o mais importante é lavar bem. Parece óbvio, mas nem todo mundo faz isso. Para além dos modismos e das tendências, é preciso estar atento ao seu tipo de cabelo e às suas necessidades específicas : se tem um couro cabeludo muito oleoso e necessita regular a produção de sebo, se o seu cabelo é muito fino e pretende um volume extra…

O melhor shampoo para o seu cabelo

  • Para cabelos naturalmente escuros, o shampoo hidratante é o melhor de todos.
  • Para cabelos coloridos, um produto com intensificador de cor é mais recomendado para que o tom dure mais.
  • Quanto aos cabelos cacheados, o shampoo hidratante funciona muito bem, enquanto se for liso, existem shampoos de volume no mercado que funcionam muito bem.

O cabelo está continuamente exposto a numerosos radicais livres que o danificam e o fazem parecer seco e sem brilho. Nesse caso, os especialistas recomendam escolher shampoos formulados com ingredientes naturais, como óleo de amêndoa ou abacate.

Quanto shampoo deve ser colocado no cabelo?

Quanto menos xampu usarmos, melhor para o nosso cabelo. Shampoos são produtos que já são altamente concentrados, então usar muito de uma vez não é uma boa ideia. Caso contrário, a juba fica emaranhada e oleosa.

Um grão de bico de xampu se tivermos cabelos curtos ou uma amêndoa de xampu se tivermos cabelos compridos. Assim tão fácil.

As vantagens do shampoo sem sulfato

Shampoo com sulfatos elimina a gordura concentrada no cabelo, o que faz com que o cabelo fique muito mais limpo após a lavagem. O problema é que ao remover a gordura aparece um efeito secundário: o corpo começa a gerar mais sebo porque detecta que sem ele o couro cabeludo fica indefeso. Isso faz com que o cabelo fique oleoso mais cedo, entrando assim em uma espécie de círculo vicioso: quanto mais lavamos o cabelo para retirar a oleosidade, mais oleosidade ele aparece.

Esta é a principal razão pela qual os especialistas recomendam o uso de um xampu sem sulfato. Graças a eles conseguimos uma maior retenção de umidade, o que favorece o brilho. Podemos até dispensar o condicionador porque a aparência do cabelo melhora consideravelmente desde a primeira aplicação.

Esses tipos de xampus proporcionam ótima hidratação e nutrição sem precisar usar máscaras constantemente. A tudo isso devemos acrescentar que, por não conterem sulfatos, evitam a ruptura capilar e não causam irritação no couro cabeludo.

Qual a frequência ideal para lavar o cabelo?

Agora que sabemos como usar o shampoo, é hora de descobrir com que frequência lavá-lo. Depende basicamente de qual é o nosso tipo de cabelo.

  • Se estiver seco e o couro cabeludo estiver mais seco que o normal, demora mais para ficar sujo e oleoso, então podemos lavar o cabelo a cada três ou quatro dias.
  • Se, em vez disso, for gorduroso , você deve lavá-lo regularmente com um xampu purificante, a cada dois ou três dias.
  • Se for normal , devemos lavá-lo apenas quando estiver sujo, tendo em mente que aumentar a frequência pode torná-lo gorduroso mais facilmente.