Tudo sobre INSS e Auxílio Brasil

Cachos Brilhando: Dez hidratações para dar brilho com 2 ingredientes

Cachos Brilhando: Dez hidratações para dar brilho com 2 ingredientes
Cachos Brilhando: Dez hidratações para dar brilho com 2 ingredientes – Reprodução

Cachos Brilhando: Dez hidratações para dar brilho com 2 ingredientes. Todo mundo sabe que dinheiro não nasce em mato, não é?

Às vezes eu vejo máscaras de tratamento caras, e cremes de pentear e me pergunto: será que vale a pena gastar uma fortuna com o cabelo? Se você concorda comigo, esse é o post certo pra você!

Você não precisa de um cronograma capilar caro, ou cosméticos gringos para fazer seu cabelo brilhar! Essas receitas caseiras para cabelos cacheados são acessíveis e baratas e vão trazer resultados lindos para o seu cabelo natural.

Então, esse post tem ingredientes acessíveis, e a maioria deles estão disponíveis na sua cozinha! Assim, arregace as mangas e mãos à obra! Bora aprender várias dicas de receitas caseiras para cabelos cacheados e crespos.

(Todas as receitas são liberadas para no/low poo! Algumas das receitas são inclusive veganas)

1. Azeite de Oliva e Açúcar Mascavo

Essa é uma receita de esfoliação do couro cabeludo. Na verdade, é muito simples: misture 2 colheres de sobremesa de azeite com 1 colher de açúcar mascavo.

Reserve. Aplique no couro cabeludo com os fios úmidos (não precisa lavar) e massageie o couro cabeludo por 15 a 20 minutos com a mistura.

Lave depois com shampoo ou co-wash. Limpe bem: É importante que você não deixe qualquer resquício de açúcar ou óleo no couro cabeludo. Você pode substituir o azeite de oliva por óleo de coco também.

E olha só a vantagem: além da esfoliação, você ainda nutre seu couro cabeludo! Faça, no máximo, uma vez a cada 15 dias.

  • Etapa do cronograma capilar: Nutrição;
  • Benefícios: renovação das células do couro cabeludo, redução da oleosidade excessiva, brilho, melhora da circulação sanguínea, aumento do crescimento capilar;
  • Frequência: no máximo uma vez a cada 15 dias;

2. Abacate e Mel

Essa receita caseira é excelente aliada no combate à porosidade! (Dica: tudo que tem mel é bom pra esse fator). O abacate possui muitos óleos, então você deve colocar o fruto na categoria de nutrição no cronograma capilar. É uma hidratação boa pra quem gosta de ver o cabelo cheio de tanto brilho :

Misture 4 colheres de abacate bem amassado com 1 colher de mel. Se tiver cabelos longos, você pode fazer mais hidratação mantendo a proporção de quatro colheres de abacate para uma de mel.

Deixe agir por vinte minutos a meia hora. Enxague com bastante água até que tenha certeza que não há mais nada da receita no cabelo. Passe o condicionador, deixe agir, e enxague normalmente.

  • Etapa do cronograma capilar: Nutrição;
  • Benefícios: redução da porosidade, redução do frizz, aumento do brilho no cabelo;
  • Frequência: no máximo uma vez por semana;

3. Água e Amido de Milho

Essa é uma versão simplificada da nossa querida hidratação de maisena. Sabe quando você não tem nenhuma máscara de hidratação, mas percebe que seu cabelinho está precisando de algum tratamento?

É só fazer o mingau de maisena na proporção de 1 e 1/2 xícara de água para 2 colheres (sopa) de amido de milho.

Lave com shampoo ou condicionador e deixe a hidratação agir no cabelinho por 20 min a uma hora. Depois do tempo de ação, enxague com bastante água e aplique o condicionador normalmente.

4. Creme de Leite com Leite de Coco

Mais uma receitinha powerful para nutrição! Super nutrição, ATIVAR! (Não sei porque pensei nisso, haha) O diferencial: essa hidratação reduz o frizz e deixa o cabelo bem macio.

Dica: deixe o creme de leite e o leite de coco por 24h na geladeira antes de fazer a hidratação, para eles ficarem mais “durinhos”.

Misture 3 colheres de sopa de creme de leite integral, daqueles bem grossinhos, com 1 colher de leite de coco. Misture bem e aplique nos fios úmidos e limpos. Deixe agir por 20 minutos.

  • Etapa do cronograma capilar: Nutrição;
  • Benefícios: redução do volume, cabelos mais macios, redução do frizz, aumento do brilho no cabelo;
  • Frequência: no máximo duas vezes por semana, se o seu cabelo estiver precisando muito de nutrição;

5. Soro Fisiológico com Bepantol

Essa receitinha mágica é hidratante power, que vai te auxiliar com os borrifadores no day after. Misture 200 ml de soro fisiológico com uma tampinha de bepantol.

Depois finalize com cremes de pentear ou leave in, como de costume. Você pode deixar essa receita de borrifador na geladeira para usar durante a semana.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: fios macios e hidratados; ótimo para day after.
  • Frequência: pode fazer até 4x na semana.

6. Leite com Condicionador

Outra receitinha de hidratação ótima para porosidade. Assim, o leite funciona como uma espécie de “selante das cutículas”.

É só misturar 1 copo de leite de 200 ml com 2 colheres do seu condicionador preferido. Existem boatos de que leite alisa o cabelo, então, deixe no máximo, por 20 minutos.

Se você for vegano, pode substituir o leite de vaca pelo leite de coco, sem maiores prejuízos.

7. Creme de Hidratação com Chocolate em Pó

O cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando. Anota as instruções: Misture uma colher de chocolate em pó ou cacau natural com duas colheres de máscara de hidratação.

Aplique nos fios úmidos e limpos e deixe agir por vinte minutos. Depois disso, enxague com água abundante e passe condicionador normalmente.

Mas por quê cacau em pó, ou o chocolate? Porque toddy, nescau (e genéricos) são muito cheios de açúcar. Açúcar demais, cacau de menos. Mas, se você tiver somente eles em casa, está tudo bem substitui-los.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: hidratação, reduz drástica do frizz, cabelos brilhosos, redução da porosidade;
  • Frequência: pode fazer até 1x por semana.

8. Banana com Mel

É uma hidratação ótima para amaciar os fios e deixá-los brilhosos. As instruções são mais moles que mamão com açúcar! Amasse uma banana bem madura com um garfo, ou no liquidificador, e misture 1 colher de sobremesa de mel.

Então, é importante amassar a banana bem. Inclusive, se for possível, passe no processador ou no liquidificador. Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxague muito bem, retirando o excesso de hidratação com o auxílio de um condicionador.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: hidratação, redução da porosidade, cabelos macios, fios brilhosos;
  • Frequência: pode fazer até 1x por semana

9. Cenoura e Beterraba

Ela não deixa o cabelo muito macio, mas a hidratação e o brilho são notórios e os cachinhos ficam super definidos! Até mais que muitas marcas cheias de silicone.

É só bater no liquidificador meia cenoura (crua), com meia beterraba (também crua) e 1/2 copo de água filtrada. Bata bastante. Coe e coloque em um borrifador.

Depois é só colocar no cabelo inteiro, com abundância. Aguardar entre 20 minutos a duas horas, enxaguar e selar com condicionador.

  • Etapa do cronograma capilar: hidratação
  • Benefícios: hidratação, definição dos cachos
  • Frequência: pode fazer até 2x por semana

10. Gelatina com Creme de Pentear

Você só vai precisar da gelatina (sem sabor) e de um creme de pentear da sua preferência. No post que a Ster escreveu, ela explica direitinho como fazer o gel de duas formas. Mas cuidado: como a gelatina é reconstrutora, não exagere.

Mistura bem a gelatina com a água e deixa 10 segundos no microondas. Mistura aos pouquinhos com o creme de pentear (adicone óleos essenciais se quiser) e misture. Aplique nos cabelos por 10 a 20 min. e enxágue.

Dica: Para veganos e vegetarianos, utilizar ágar-ágar.

  • Etapa do cronograma capilar: reconstrução
  • Benefícios: redução do volume, maior definição dos cachos;
  • Frequência: pode usar até 2x por semana; após o término da receita, fazer pausa de no mínimo um mês da gelatina;

Dica: Não use receitas com mel e açúcar em excesso porque são ingredientes que afinam os fios.

 

Comentários estão fechados.