O calendário para o saque das contas inativas do FGTS sai nesta terça-feira (14). Trata-se daquele dinheiro que ficou bloqueado quando o trabalhador pediu demissão ou foi demitido por justa causa.
O dinheiro começá a ser liberado já em março. E a transferência será automática para quem tem conta na Caixa. Pequenos valores poderão ser sacados.
Como envolve um volume muito grande de recursos, o plano é liberar em lotes, de acordo com a data de aniversário do trabalhador. São mais de R$ 43 bilhões parados nessas contas e o governo calcula que desse total, R$ 34 bilhões serão sacados por trabalhadores.
Não é preciso sair correndo para o banco para saber quando vai poder retirar o dinheiro. O governo está preparando um site onde o trabalhador vai informar os seus dados para saber onde e quando vai poder fazer o saque.
O que você precisa saber?
Quem pode sacar
Trabalhadores que tenham uma conta inativa encerrada até 31/12/2015.
Como saber se a conta é inativa
Basta consultar seu extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31/12/2015.
Quando você pode sacar
O calendário de saques do FGTS será divulgado em fevereiro de 2017.
Onde sacar
Os locais para saque de contas inativas do FGTS serão divulgados a partir de fevereiro de 2017.
Como consultar o seu FGTS
A consulta do saldo pode ser feita tanto nas agências da Caixa Econômica, como também pelo site do banco. O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento. Ou fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Só não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.
Na internet, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar também a Senha Cidadão. Para consultar seu saldo do FGTS, clique aqui