Campanha contra o sarampo vacina crianças e jovens até próxima semana
A Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, que dessa vez tem como foco a população de 5 a 19 anos, termina na próxima semana dia 13 de março. De acordo com dados preliminares, desde o início da ação, em janeiro, até o dia 2 de março, já foram vacinadas 128.383 pessoas nessa faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, nesta terceira etapa, a meta é vacinar 3 milhões de pessoas. Para viabilizar a campanha, além das demandas de rotina, o Ministério enviou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina, 9% a mais que o solicitado pelos estados.
Apesar do novo coronavírus (Covid-19) estar em evidência no Brasil e no mundo, o Ministério da Saúde também se mantém atento e tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, disponível nos 42 mil postos de saúde do País durante todo o ano.
O sarampo é uma doença é grave e de alta transmissibilidade. Como exemplo, uma única pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença.
Após o registro do terceiro óbito por sarampo ocorrido nesta semana, o Ministério da Saúde passou a adotar como medidas preventivas, a chamada dose zero. Dessa forma, todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra a doença. Para isso, basta que o responsável procure o posto de saúde durante todo o ano. Esta dose não é considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser agendada, a partir dos 12 meses (1ª dose), a vacina tríplice viral; e aos 15 meses (2ª dose) a vacina tetra viral ou tríplice viral mais varicela, respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer, além da prevista para este mês de março. As próximas etapas vão ocorrer com foco nos públicos de 20 a 29 anos de idade e de 20 a 59 anos.
Sobre a campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil. A ação faz parte do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, que visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, incluindo faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas, evitando o risco de propagação da doença no País.
As duas primeiras etapas já ocorreram ainda em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Já a segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos.