Como deixar os cabelos macios e brilhantes com óleo de gergelim?

Graças ao óleo de gergelim, podemos deixar nossos cabelos macios e brilhantes, desfazendo os emaranhados e até eliminando a caspa. Quer cuidar do seu cabelo com um produto totalmente natural? Será bom então que você saiba como usar o óleo de gergelim e quais os benefícios que ele traz para o cabelo.

Conheça os benefícios do óleo de gergelim para o cabelo

O óleo de gergelim não é um produto que costuma ser mencionado quando se trata de cuidar dos cabelos de argan naturalmente. Certamente você já ouviu falar em óleo de coco para cabelos (presente até em alguns xampus), argan ou jojoba, mas o óleo de gergelim é mais desconhecido.

No entanto, é um óleo cheio de virtudes e um bom aliado para a higiene dental, prisão de ventre, colesterol e o bem-estar da pele e do cabelo. Por quê? Bem, porque de alguma forma estamos lidando com um “ouro líquido” que é rico em antioxidantes, vitaminas E, B1, B2, B3, B6 e B9, além de minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, manganês e cobre.

Na alimentação é um pouco mais conhecido, pois geralmente é usado frio em saladas, ou cozido em pratos quentes, embora seja rico em boas gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Mas, além disso, também pode ser usado para massagear a pele e o couro cabeludo. Mantém a pele macia e flexível, protege contra micróbios e acelera a cicatrização. Em recém-nascidos reduz o risco de irritação das nádegas

No caso específico do cabelo, você pode fazê-lo brilhar, sem a necessidade de usar produtos químicos. Graças ao óleo de gergelim e seus nutrientes essenciais, podemos proteger a fibra capilar e o couro cabeludo, limitando assim o aparecimento de caspa e queda de cabelo.

Além disso, se usado regularmente, o óleo de gergelim revela-se um remédio eficaz para cabelos secos e crespos, proporcionando cabelos macios e brilhantes. Também ajuda a desembaraçar e reparar os cabelos danificados pelo sol e pelo uso excessivo de secadores e chapinhas.

Seus usos, no entanto, não param por aí: o óleo de gergelim também tem uma ação antibacteriana e reequilibrante útil em caso de cabelos oleosos e caspas. Além disso, graças ao fator de proteção natural, protege o cabelo dos danos da oxidação e estimula a circulação do couro cabeludo , retardando também o aparecimento de cabelos grisalhos.

Como usar óleo no cabelo

Para se beneficiar de suas propriedades, você pode usá-lo antes de lavar o cabelo. Despeje uma pequena quantidade de óleo entre as mãos, 10 ml serão suficientes, e aplique nos cabelos secos ou úmidos, espalhando bem da raiz às pontas com movimentos circulares: você também pode ajudar com um pente. Deixe agir por 30 minutos e depois prossiga com o xampu de costume usando produtos delicados e não agressivos.

Tratamento anti-piolhos

Nas crianças, é uma arma formidável contra os piolhos. Para fazer o tratamento, você deve aplicar o óleo nos cabelos com piolhos, massageando a cabeça, deixar descansar por 30 minutos e enxaguar bem com água morna e xampu.

Você pode comprar este óleo em ervanários, em lojas orgânicas ou online, o importante é escolher um produto que venha de uma primeira prensagem a frio, para manter intactas todas as suas propriedades antioxidantes.