Como enviar currículo para qualquer tipo de vaga de emprego

Como enviar currículo para qualquer tipo de vaga de emprego – Reprodução

Como enviar currículo para qualquer tipo de vaga de emprego.

  • Imagine que você encontra uma oferta de emprego que encaixa 100% com o seu perfil.
  • Você personaliza o seu currículo, faz uma boa carta de apresentação e se dispõe a enviar a sua candidatura por e-mail.
  • E então pensa: “como devo escrever para garantir que o currículo chega onde tem que chegar?” “Como chamar a atenção do meu recrutador?”

Qual é o objetivo do e-mail?

Nada mais é do que fazer com ele chegue às mãos adequadas, ou seja, à pessoa que faz a gestão do processo seleção ou ao departamento onde se faz a seleção de candidatos. Isto pode ser feito de duas maneiras:

  • se você tiver o nome ou referência do processo de seleção, você deve mencioná-lo
  • chamar a empresa e perguntar o nome da pessoa ou pessoas que fazem a gestão do processo de seleção e o seu e-mail e enviá-lo especificamente para essa pessoa.

Como redigir o e-mail para enviar o currículo? Confira este passo a passo:

1. Assunto do e-mail

O assunto do e-mail é importante porque dele depende que o e-mail seja aberto ou não.

Se você tiver um número de referência da vaga ou do processo de seleção, o melhor a fazer colocar essa referência no assunto do seu e-mail. Desta forma, ficará claro o motivo da mensagem e a sua intenção de participar no processo de seleção.

Se você não tiver um número de referência, mas conhece o nome da pessoa que faz a gestão do processo de seleção, é recomendável que você coloque o e-mail dirigido à ela. Além do nome, você pode colocar o cargo ao que você quer enviar o seu currículo.

Veja também: Saiba como fazer um currículo perfeito para encontrar emprego

Uma dica: Utilize sempre minúsculas para evitar que a sua carta de apresentação e currículo acabem na bandeja de SPAM.

2. Saudação

Na saudação inicial você deve utilizar uma fórmula cordial, mas profissional, como “Prezado(a)”.

3. Apresentação e referência ao cargo

Você deve se apresentar e fazer uma referência à vaga para a qual você quer apresentar a sua candidatura.

4. Mostrar interesse pelo cargo e pela empresa

Funciona muito bem mostrar interesse pelo cargo, mas você também deve mostrar o mesmo pela empresa. Mostrar que conecta com a sua identidade, por exemplo.

5. Mostrar o seu interesse e disposição em passar por uma entrevista

Antes de se despedir, você pode chamar a atenção do seu recrutador e partir para ação. Neste caso, o objetivo é que o recrutador avalie a possibilidade de saber mais sobre o seu perfil e te convide a realizar uma entrevista entrevista para poder ampliar a informação.

É importante também que você se mostre disposto a facilitar este contato para que a entrevista aconteça.

6. Despedida

Você pode agradecer pelo tempo que o selecionador dedicou em ler o seu e-mail até este momento e pelo que vai dedicar a estudar a sua candidatura lendo a sua carta de apresentação e o seu currículo. Aqui é hora de que você aproveite para se despedir.

Além disso, é muito importante que você deixe seu nome visível e os dados de contato para facilitar que o recrutador possa entrar em contato com você no caso de que ele se interesse em conhecer mais sobre o seu perfil.

Veja também: 8 erros encontrados em currículos que eliminam de primeira

7. Colocar anexos a carta de apresentação e o currículo

Este último passo parece obvio, mas lembre-se sempre de colocar os documentos anexos. Quem alguma vez não se esqueceu de anexar um arquivo em um e-mail?

Você também deve reler a sua mensagem antes de fazer o click em enviar. Assim você evitará possíveis erros de ortografia e de gramática.

Leia mais: Fábrica da Coca-Cola oferece novas vagas de emprego em Simões Filho; veja como se candidatar

Uma dica: sempre que você for enviar uma carta de apresentação e um currículo, faça-o em formato PDF para evitar que o documento chegue sem formatar.

Portanto, quando você envia o seu documento em formato Word é muito frequente que a pessoa que o recebe veja meio currículo desmontado. Isto causa má impressão ao recrutador.

Fonte: Universia Brasil