Como evitar que a máscara danifique nossa pele?

Como evitar que a máscara danifique nossa pele?
Como evitar que a máscara danifique nossa pele?

Como evitar que a máscara danifique nossa pele?

Se há algo que prejudica nossa pele nesta pandemia, é o uso de uma tira de queixo. Há mais de um ano que o usamos diariamente e algumas pessoas até quase o dia todo. Sem falar nos que usam máscara dupla. Nesta nota, vamos dizer-lhe qual o efeito que tem na pele e como lidar com isso.

O uso de uma tira de queixo gera 2 situações na pele facial: fricção e oclusão da pele e a alteração dos microrganismos que normalmente vivem nela. Esta combinação explosiva contribui para o aparecimento de acnes que quando provocado pelo uso da máscara é chamado maskné. Podemos observar também o agravamento de outras patologias que o indivíduo costumava ter, como rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica, etc.

O que é maskné

Maskne, é um termo apareceu em uso durante a pandemia de COVID-19 em 2020 para se referir à acne e outras erupções na face que ocorrem em associação com o uso de máscara. Geralmente veremos no rosto com uma distribuição característica, que é no formato da letra “o”. Isso piora com o tempo de uso da máscara de queixo, exposição ao calor, climas quentes e predisposição prévia à acne.

Embora o uso da máscara seja inevitável, existem várias medidas que podemos tomar para atenuar e melhorar essas situações incômodas.

Como evitar os efeitos adversos da máscara?

1- Ao escolher uma máscara, prefira as de algodão e não as use muito apertadas.
2- Descanse o máximo que puder de seu uso e lave-os diariamente com sabão neutro.
3- Em sua rotina de cuidados com o rosto, escolha limpadores suaves e hidratantes “não comedogênicos” (que não causam mais acne).
4- O protetor solar deve ser usado diariamente, não é substituído pela máscara.
5- Se possível, evite maquiagem na área.
6- Não abuse da esfoliação e não manipule as espinhas que aparecem.

Se essas medidas não forem suficientes, meu conselho é consultar o profissional adequado: o dermatologista.