X

Como fazer sua própria granola caseira saudável

Como fazer sua própria granola caseira saudável

Como fazer sua própria granola caseira saudável

A granola é um alimento normalmente consumido ao pequeno-almoço ou lanche, composto por flocos de aveia misturados com mel, nozes, amêndoas e, em alguns casos, passas e bananas desidratadas. É um alimento crocante e doce, com uma consistência muito semelhante à dos cereais.

É muito comum comprar barras de granola para comer com lanches, é um lanche saudável e muito popular entre os praticantes de esportes. Outra forma popular de consumi-lo é uma tigela com iogurte, nozes e fatias de algumas frutas como morango, kiwi, banana ou pêssego, pois a combinação torna mais saciante.

A Granola foi criada em 1863 por James Caleb Jackson, um médico americano, e era originalmente chamada de “granula”. É muito nutritivo, leve e pesado, sua grande quantidade de calorias fornece grande energia para a prática de exercícios e é amplamente utilizado na dieta de musculação (hipertrofia) pela força que proporciona ao corpo.

Em supermercados ou quiosques você encontra muitos produtos de granola “low-fat”, mas lembre-se que não é parecido com o tradicional, mas é mais seco. Lembre-se de que essas barras não são necessariamente saudáveis ​​em comparação com as vendidas na dieta, porque os fabricantes costumam adicionar óleos hidrogenados e outros ingredientes que não são encontrados na granola clássica.

>>Bombom de morango com leite ninho na travessa

Ingredientes

  • 2 xícaras (165g) de aveia em flocos
  • 1 xícara (125 g.) De nozes e sementes variadas, não torradas
  • 3/4 colher de chá de sal marinho
  • 1/8 colher de chá canela em pó
  • 3 colheres de sopa. de mel
  • 2 colheres de sopa. óleo vegetal
  • 1/2 colher de chá baunilha (você também pode usar macarrão, é para gosto pessoal)
  • Meia xícara (55 g) de frutas desidratadas
  • 1/4 xícara (20g) de flocos de coco (opcional)

>>Prepare um saboroso pudim de chocolate sem forno

Preparação

1- Pré-aqueça o forno a 162 ° C (entre o mínimo e moderado)

2- Em uma tigela coloque a aveia, nozes e sementes, sal, canela e mexa. Adicione o mel, o óleo e a baunilha e misture  para que fiquem integrados nos ingredientes secos.

Outras pessoas estão lendo

3- Em seguida, transfira toda a mistura para uma assadeira.

4- Leve ao forno e a cada 10 minutos mais ou menos remova e mexa a granola com uma espátula de madeira para garantir um cozimento uniforme em toda a mistura.

5- Adicione o coco após os primeiros 15 minutos para não dourar muito. Deixe a granola no forno um pouco mais de 30 minutos dependendo de quão tostada você quiser.

6- Passado esse tempo, retire do forno, acrescente as frutas desidratadas e misture.

7- Finalmente, você deve deixar esfriar e armazenar em recipientes herméticos. Recomendamos que você mantenha esses recipientes em temperatura ambiente.

8- Pronto! Agora você tem um lanche nutritivo e saudável para acompanhar o seu dia a dia. O que espera para desfrutar?

Este conteúdo é publicado apenas para fins informativos e não pode substituir o trabalho profissional. Recomendamos que consulte o seu nutricionista de confiança.

>>Sanduíche saboroso e nutritivo para o café da manhã ou lanche

O SFO usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar.

Política de Privacidade e Cookies