Como identificar se o mel de abelha é puro e não adulterado?

Como identificar se o mel de abelha é puro e não adulterado?
Como identificar se o mel de abelha é puro e não adulterado?

Como identificar se o mel de abelha é puro e não adulterado?

Muitas pessoas costumam usar mel para adoçar a comida, mas como reconhecemos se o mel é puro? Hoje vamos compartilhar algumas dicas para que você possa identificá-lo.

Usos do Mel

Os usos do mel datam de mais de 2500 anos. Múltiplas culturas aproveitaram os benefícios desse adoçante e tornaram-no um elemento importante dos tratamentos na medicina tradicional, especialmente para curar feridas, uma vez que ter propriedades antimicrobianas o mel acelera a cura, diz um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

>>Como fazer ácido hialurônico caseiro com casca de ovo para cuidar da pele

Outros benefícios são os seguintes:

1- Ajuda a promover o debridamento autolítico (procedimento no qual curativos especiais são usados para manter a umidade da ferida e permitir que a pele necrótica se separe lentamente do tecido saudável), de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina do Centro Nacional de Informações de Biotecnologia.

2- Ele desodoriza feridas fedorentas, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA nos Institutos Nacionais de Saúde.

3- Acelera o processo de cicatrização estimulando tecidos de feridas, menciona outro estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. dos Institutos Nacionais de Saúde.

4-  O mel também é excelente como produto de beleza e por conta disso é usado tanto para cuidar da pele quanto para cuidar do cabelo.

Como identificar o mel adulterado?

Em 2019, o acadêmico da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNAM, Ángel López Ramírez realizou uma série de testes para desmascarar alguns mitos sobre mel de abelha adulterado.

>>Aprenda a fazer um creme caseiro excelente para definir seus cachos

Algumas falsas alegações sobre mel são:

  • Ao girar um pote de mel e se a bolha que se forma vai devagar, indica que é mel puro, mas se ele vai rápido é que ele é adulterado.
  • Ao colocar mel em um prato e se for introduzido no micro-ondas, ele endurece, é um indicador de que é puro, mas se permanecer líquido é falso.

O acadêmico López Ramírez determinou que a única maneira de reconhecer se o produto é de qualidade é por meio de estudos laboratoriais especializados, pois são detectados dextrins, substância encontrada em xaropes de açúcar (frutose ou glicose).

Embora uma maneira caseira de reconhecer mel falso é observar se ele se cristaliza após uma semana ou vários meses. Isso pode depender de sua origem e da temperatura do ambiente.

O mel pirata pode ser encontrado em todos os lugares, pois os vendedores adicionam”xarope de frutose, pedaços de cera e abelhas mortas para nos fazer acreditar que é um produto 100% natural”.

Então agora você sabe, é melhor observá-lo bem antes de comprá-lo e ler seu rótulo, especialmente em supermercados, já que se o famoso “xarope de alta frutose” ou glicose aparece na lista de ingredientes, é que não é realmente mel natural.

>>Sobremesa Sensação: a mistura de sabores que vai te conquistar

Veja mais