BelezaEm AltaESTILO DE VIDAPele

Como o estresse afeta a pele e o que fazer para combatĂȘ-lo

Como o estresse afeta a pele e o que fazer para combatĂȘ-lo
Como o estresse afeta a pele e o que fazer para combatĂȘ-lo

Como o estresse afeta a pele e o que fazer para combatĂȘ-lo

A pele Ă© o maior ĂłrgĂŁo do corpo e, como qualquer outro, tambĂ©m Ă© afetada pelo estresse. A importĂąncia desse problema social atual nĂŁo deve ser subestimada, nem a importĂąncia da saĂșde de nossa pele. NĂŁo Ă© apenas um fator estĂ©tico: Ă© o primeiro recurso de proteção contra o mundo. Descubra como o estresse afeta sua pele e o que fazer para combatĂȘ-lo.

Como o estresse afeta a pele: sinais e consequĂȘncias

Fatores emocionais afetam o corpo em termos gerais. Eles são especialmente potenciados pelo estresse, que é gerado pela superprodução de um hormÎnio denominado «cortisol», mais conhecido como «hormÎnio do estresse». Este é um fator de desequilíbrio químico e, portanto, o corpo começa a receber sinais confusos.

>>Veja como tratar a oleosidade da pele com mĂĄscara caseira

Pele flĂĄcida e sem brilho

Para começar, o estresse afeta a circulação sanguĂ­nea, desacelerando-a e forçando o coração a trabalhar duas vezes mais. Os nutrientes sĂŁo retidos nos mĂșsculos em vez de irem para a pele. ConsequĂȘncias? A pele perde sua luminosidade e fica desidratada, o que por sua vez leva a uma maior flacidez.

Envelhecimento prematuro

Se a pele nĂŁo estiver bem nutrida e hidratada, Ă© uma presa fĂĄcil para o envelhecimento precoce. Na verdade, a pele mal hidratada estarĂĄ mais propensa a desenvolver rugas prematuramente. Na verdade, o estresse aumenta o inchaço e as olheiras no rosto, devido ao acĂșmulo de lĂ­quidos devido Ă  falta de sono, descanso e relaxamento.

>>Como usar o amido de milho para ter uma pele sempre jovem e radiante

Acne

O estresse produz uma reação inflamatória no corpo que bloqueia os poros da pele. Quando esses poros jå fechados se rompem, as infecçÔes que levam à acne aparecem na idade adulta.

Pele vermelha e erupçÔes cutùneas

O avermelhamento da pele e o aparecimento de erupçÔes tambĂ©m podem ser consequĂȘncia do estresse, devido Ă  mesma reação inflamatĂłria do corpo.

>>Dicas prĂĄticas para usar mel em sua rotina de beleza e ficar mais linda

Doenças de pele

Do ponto anterior, surgem as dermatoses relacionadas ao estresse, pois enfraquece o sistema imunológico e aumenta a secreção de adrenalina e cortisol. Por exemplo, doenças como eczema, psoríase, dermatite atópica, urticåria e rosåcea.

Conselho final

A vida de hoje nĂŁo Ă© simples, principalmente para quem tem que trabalhar e cuidar da casa ao mesmo tempo. As mĂŁes de hoje sĂŁo frequentemente as mais afetadas por esse estilo de vida, pois encontram pouco tempo para descansar.

De qualquer forma, Ă© preciso dedicar tempo para melhorar as coisas, pois alĂ©m do envelhecimento da pele, o estresse trarĂĄ muitos mais problemas. É por isso que se recomenda uma alimentação saudĂĄvel, principalmente com alimentos que o ajudem a relaxar. Adote uma atitude positiva, faça exercĂ­cios regularmente, receba uma massagem relaxante de vez em quando, faça alguma atividade de que goste cerca de 30 minutos por dia, como ler, ouvir mĂșsica ou pintar.

Mas além de tudo isso, cuide bem da sua pele. Limpe-o bem antes de dormir, hidrate de manhã e à noite e de vez em quando aplique uma måscara.

>>7 diferentes formas de usar o talco de bebĂȘ que irĂŁo te surpreender

Yanara Cardeal

Jornalista, pós- graduada em Comunicação Corporativa, sonhadora, perseverante e entusiasta da alimentação saudåvel. Ama receitas fåceis e dicas de beleza. Redatora do Informe Brasil, ama cuidar da família.

Artigos relacionados

BotĂŁo Voltar ao topo