Confira essa receita de panetone caseiro para fazer bonito no Natal

Confira essa receita de panetone caseiro para fazer bonito no Natal
Confira essa receita de panetone caseiro para fazer bonito no Natal

Confira essa receita de panetone caseiro para fazer bonito no Natal

Para quem gosta de panetone e deseja aprender a fazer essa delícia típica do Natal trazemos agora uma receita fácil de panetone caseiro que foi compartilhada pela página Chocorango em 2011.
Essa é uma receita simples, explicada detalhadamente por etapa para que você possa fazer um panetone caseiro sem dificuldades e se quiser pode até vender e faturar uma grana extra.
Veja a seguir a lista dos ingredientes e o passo a passo.

Ingredientes:

1˚ Etapa – Esponja
320g de farinha de trigo
190ml de água
55g de açúcar
6g de fermento biológico seco instantâneo
2˚ Etapa
240g de farinha de trigo
50ml de água
5 gemas
1 colher rasa (sopa) de sal
120g de açúcar
10g de leite em pó
2,5g de fermento biológico seco instantâneo
Raspas da casca de 2 laranjas
110g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160g de frutas cristalizadas
130g de passas pretas
3˚ Etapa
3 cubinhos de manteiga gelada

Preparo

1˚ Etapa
1. Misture todos os ingredientes na mão ou na batedeira, usando o gancho para massas, apenas até formar uma bola. Guarde dentro de um saco plástico, amarre com folga de espaço e guarde em um local abrigado, pode ser dentro do armário da cozinha e deixe fermentar por 2 horas.
2˚ Etapa
2. Na tigela da batedeira, coloque a esponja fermentada, a farinha, a água, as gemas, o sal, o açúcar, o leite em pó, o fermento e as raspas de laranja. Bata com o gancho em velocidade média, por 3 minutos aproximadamente. Coloque na velocidade baixa, e vá acrescentando a manteiga aos poucos. Continue sovando a massa em velocidade baixa, de 8 a 10 minutos. Acrescente as frutas e continue batendo apenas até ficarem distribuídas igualmente na massa. Cubra a tigela com um plástico e deixe a massa descansar por 10 minutos.
3. Depois do tempo de descanso, divida a massa em 3 partes iguais – se for fazer 3 panetones grandes – forme uma bola com cada pedaço e deixe descansar por 30 minutos, coberto com um plástico. Passados os 30 minutos, modele novamente cada bola e coloque em formas próprias para panetone.
3˚ Etapa
4. Ferva água e coloque dentro do forno. Coloque as formas de panetone dentro de uma forma maior e leve ao forno desligado aonde já está a água quente. Deixe a massa crescer nesse ambiente úmido e quente até que atinja o topo da forma. Quando atingir o crescimento descrito, retire do forno e o pré-aqueça a 180˚C. Faça um corte em X na superfície da massa usando uma gilete ou faca bem afiada e coloque cubinhos de manteiga gelada no centro do corte.
5. Leve os panetones ao forno e asse-os até o topo ficar bem dourado. Se começar a escurecer demais e o panetone ainda não estiver totalmente assado, reduza a temperatura para 160ºC. Assim que retirar os panetones do forno, verta-os imediatamente de ponta cabeça usando duas cadeiras como apoio. Deixe-os pendurados por no mínimo 4hs antes de servir para que não abaixe e fique mais macio.
Dicas: Caso não goste das tradicionais frutinhas, pode substituí-las por gotas de chocolate e fazer um chocotone. O processo pode ser feito na batedeira (se ela aguentar bater massas), na panificadora ou todo à mão.
Usamos mini forminhas de panetone e obtivemos cerca de 10 unidades.